IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula critica frase de Guedes: não suporta ascensão social dos mais pobres

UOL
Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

13/02/2020 09h08

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva criticou, por meio de uma mensagem no Twitter, a frase do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, que citou viagens de empregadas domésticas à Disneylândia.

"É triste, e muita gente acha que exagero quando digo isso. Mas essa gente não suporta nem a ascensão social dos mais pobres, nem o desenvolvimento soberano do Brasil", escreveu Lula no Twitter, compartilhando uma notícia sobre a fala.

Na polêmica frase, Paulo Guedes, afirmou que, quando o dólar estava próximo a R$ 1,80, as exportações caíam, mas o país tinha "todo mundo indo para Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia".

Ele afirmou que, ao dar o exemplo da empregada doméstica, quis dizer que a taxa de câmbio estava tão valorizada (real fortalecido) que todo mundo estava indo para Disneylândia, até classes sociais mais baixas.

Todo mundo tem que ir para Disneylândia conhecer Walt Disney. Mas não ir três, quatro vezes ao ano, até porque com o dólar a R$ 1,80 tinha gente indo três vezes ao ano. Vai aqui para Foz do Iguaçu, Chapada da Diamantina, conhece um pouco do Brasil, conhece a selva amazônica e, da quarta vez, conhece a Disneylândia. Então é só isso que digo. Mudamos o mix", completou.

A frase gerou críticas ao ministro dias depois de outra declaração que causou polêmica. Na última semana, Paulo Guedes comparou servidores públicos a parasitas, pediu desculpas e disse que levou bronca até da mãe.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas