Guedes: coronavírus foi a 'gota d'água' para crise econômica mundial
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a crise econômica está se aprofundando, com desaceleração mundial. Segundo ele, o surto mundial do coronavírus foi a "gota d'água" nesse processo.
"O mundo está em desaceleração econômica. Aí veio o coronavírus e acelerou a queda. O mundo está realmente em um momento crítico. O coronavírus está só sendo a gota d'agua. O mundo já estava desacelerando e o coronavírus virou uma pandemia que acelerou essa queda da economia mundial", disse Guedes.
Diante da crise com queda no preço do petróleo e alta do dólar, Guedes afirmou que o governo precisa manter a serenidade e a resposta à crise são as reformas.
"Nós temos que manter a serenidade e a melhor resposta à crise são as reformas. As reformas são a melhor resposta à crise. Nós vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá, nós vamos mandar a reforma tributária e vamos seguir o nosso trabalho. E o Brasil tem dinâmica própria de crescimento. O Brasil é uma economia continental", disse.
Segundo Guedes, enquanto a economia global cresceu nos últimos anos o Brasil afundou. Ele declarou que o país não está totalmente exposto ao ambiente internacional.
"O Brasil tem dinâmica própria. Nós estávamos fazendo coisas erradas, então o mundo voou por duas ou três décadas e o Brasil descendo. A taxa de crescimento está descendo há décadas. O Brasil já foi a economia mais dinâmica do mundo", disse.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.