Agências de viagens e aéreas lideram reclamações no Procon-SP por covid-19
O Procon de São Paulo registrou, até a tarde de hoje, 1.902 atendimentos sobre problemas relacionados ao coronavírus; 1.329 foram reclamações e 573 foram consultas. As questões envolvem cancelamentos de viagens e eventos, denúncias de preços abusivos e ausência de produtos.
Segundo o órgão, 678 (51% do total) das reclamações registradas foram contra agências de viagens. Já 546 (41%) são contra companhias aéreas.
Consumidores também reclamaram de cruzeiros (43 queixas), programas de fidelidade (43 casos) e problemas com ingressos e eventos (19 questões).
O Procon afirmou, em nota, ter encaminhado as reclamações às empresas, que devem "apresentar soluções viáveis e satisfatórias a cada caso específico".
Ainda, o órgão acrescentou que os consumidores devem seguir as organizações da OMS (Organização Mundial de Saúde), do Ministério da Saúde e das secretarias locais.
Direitos
Na nota, o Procon afirma que o consumidor não é obrigado se expor ao risco de contágio de coronavírus viajando ou comparecendo a eventos. O órgão reitera que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) prevê que as empresas apresentem alternativas que não prejudiquem o consumidor, como adiar viagens ou restituir valores já pagos.
O CDC também caracteriza como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
Caso o consumidor se sinta prejudicado ou se depare com valores considerados abusivos, deve acionar o Procon para intermediar as negociações e realizar a fiscalização.
Estabelecimentos que descumprirem as normas podem ser multados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.