Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Compras pela internet disparam com crise do coronavírus

AdobeStock
Imagem: AdobeStock

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/03/2020 16h52

O avanço do coronavírus no Brasil fez com que a compra pela internet disparasse nas últimas semanas no Brasil. Segundo dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a alta das vendas totais foi de 40% nos primeiros 15 dias de março.

Um relatório produzido pela empresa, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que houve um aumento significativo no consumo das categorias de "saúde" (111%), "supermercados" (80%) e "beleza e perfumaria" (83%) no primeiro bimestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em contrapartida, segmentos como "câmeras e filmadoras" e "games" tiveram quedas drásticas, de -62% e -37%, respectivamente.

"A tendência é que o cenário continue dessa forma, com consumidores mais engajados nas compras à distância e movimentando o consumo de categorias relacionadas às necessidades básicas do dia a dia e de prevenção da covid-19", afirmou André Dias, diretor executivo do Compre&Confie e coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net, principal entidade multissetorial da América Latina.

Para Mauricio Salvador, presidente da ABComm, as empresas precisam buscar presença digital. "É possível começar a vender online de forma rápida e simples, sem a necessidade de investimentos massivos. As empresas que não levaram seu modelo de negócios para a internet estão em desvantagem, correndo riscos de sobrevivência", declarou.

Segundo ranking do E-commerce Brasil, produzido em parceria com a consultoria Netrica, os maiores sites de compras pela internet no Brasil são Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Casas Bahia.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.