Nascido em setembro ou outubro pode sacar R$ 600 direto da conta digital
Quem nasceu em setembro ou outubro pode fazer o saque do auxílio emergencial de R$ 600 em dinheiro direto da poupança digital da Caixa neste sábado (2).
O saque em dinheiro começou na segunda-feira e está sendo liberado em etapas, de acordo com o mês de aniversário da pessoa, para evitar aglomerações nas agências. Ainda assim, alguns locais tiveram registro de longas filas nos últimos dias.
Para os nascidos entre janeiro e agosto, o saque já estava liberado. Incialmente, o saque para quem faz aniversário em setembro ou outubro estava previsto para começar na segunda-feira (4), mas a Caixa decidiu antecipar a data.
Na terça-feira (5), deve começar o saque para quem nasceu em novembro ou dezembro, segundo o calendário do banco.
Como fazer o saque
O saque em dinheiro não usa cartão, mas um código gerado no aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), que é diferente do app usado para fazer a inscrição para receber o benefício.
Para que a opção de gerar o código apareça, é necessário que o aplicativo esteja atualizado.
Confira o passo a passo para conseguir o código:
- Antes de ir ao caixa eletrônico ou lotérica, faça o login no aplicativo Caixa Tem e escolha a opção "Saque sem Cartão"
- Aperte a tecla "Entrar" e escolha a opção "Saque Auxílio Emergencial"
- Clique na opção "Gerar código para Saque"
- Digite a senha cadastrada para acesso ao Caixa Tem
- Após informar a senha, será gerado o código para saque, que tem validade de 2 horas
- O código deve ser usado no caixa eletrônico, no campo específico, ou fornecido na lotérica
Há relatos de muitos usuários com problemas para gerar o código pelo aplicativo. A Caixa afirma que, nesses casos, o beneficiário pode se dirigir a uma agência, onde ele será auxiliado. O banco afirma, porém, que isso deve ser feito apenas em último caso, para evitar aglomerações.
Saque em qualquer data para quem tem conta
Independentemente do saque em dinheiro, o auxílio é depositado na conta dos beneficiários, que pode ser a poupança digital gerada automaticamente, ou uma já existente, indicada pela pessoa na hora do pedido via aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa.
Quem recebe diretamente em uma conta pessoal já existente, de qualquer banco, não tem restrição para fazer o saque.
Os que optaram por receber na poupança digital precisam seguir o calendário de saque da Caixa para fazer o resgate em dinheiro direto da conta, ou então transferir para uma outra conta pessoal, usando o aplicativo Caixa Tem.
O Caixa Tem está disponível apenas para quem tem a poupança digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.
Com o aplicativo é possível fazer transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias, segundo o banco.
Além das transferências, o Caixa Tem permite que o auxílio seja usado para pagamentos, como boletos e contas de água, luz ou telefone.
Problemas com os aplicativos
Muitos beneficiários, porém, têm relatado dificuldades há pelo menos uma semana com o aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pelo banco para movimentar o dinheiro recebido do governo. Nas redes sociais, há diversos relatos de problemas para gerar o código de saque, acessar o app ou movimentar o dinheiro.
Também há relatos de pessoas que ainda não conseguiram a aprovação para o benefício ou não receberam o valor. Isso pode acontecer por causa do calendário de pagamentos (que ainda está em andamento), por atraso na análise do cadastro pelo governo, porque a pessoa não tem direito ou por problemas técnicos com os aplicativos da Caixa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.