Lojistas de shoppings registram prejuízos de R$ 27 bi com comércio fechado
A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), em pesquisa divulgada hoje, aponta que lojistas de shoppings centers registraram prejuízo de cerca de R$ 27 bilhões desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a associação, apenas 81 dos 577 shoppings do país estão abertos em mais de 50 municípios. Os locais foram fechados em função de medidas de isolamento adotadas na tentativa de conter a covid-19.
A pesquisa mostra que 93% dos lojistas já registraram queda superior a metade do faturamento. Ainda segundo a entidade, o setor emprega mais de 1,5 milhão de pessoas em pouco mais de 105 mil lojas.
"Se por um lado há um programa de transferência de renda e compensação que parte do governo federal, por outro os governadores e prefeitos não abriram mão dos seus impostos como ICMS e IPTU mesmo tendo a parcela do pagamento da dívida suspensa com a União. Com a compreensão dos estados e das prefeituras podemos ajudar a reduzir uma taxa de desemprego que será sem precedentes", afirmou o presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun.
Mais da metade dos associados ouvidos pela pesquisa (52%) afirmou que deve depender da negociação com donos de shopping e a liberação de financiamento para não fechar as portas; uma parcela de 15% declarou que fechará lojas ao longo do ano.
A entidade também divulgou que 79% dos lojistas alegaram dificuldades para obter crédito no mercado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.