IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lojistas de shoppings registram prejuízos de R$ 27 bi com comércio fechado

Corredor do shopping Campo Grande, no Mato Grosso do Sul - Divulgação
Corredor do shopping Campo Grande, no Mato Grosso do Sul Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 15h28

A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), em pesquisa divulgada hoje, aponta que lojistas de shoppings centers registraram prejuízo de cerca de R$ 27 bilhões desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a associação, apenas 81 dos 577 shoppings do país estão abertos em mais de 50 municípios. Os locais foram fechados em função de medidas de isolamento adotadas na tentativa de conter a covid-19.

A pesquisa mostra que 93% dos lojistas já registraram queda superior a metade do faturamento. Ainda segundo a entidade, o setor emprega mais de 1,5 milhão de pessoas em pouco mais de 105 mil lojas.

"Se por um lado há um programa de transferência de renda e compensação que parte do governo federal, por outro os governadores e prefeitos não abriram mão dos seus impostos como ICMS e IPTU mesmo tendo a parcela do pagamento da dívida suspensa com a União. Com a compreensão dos estados e das prefeituras podemos ajudar a reduzir uma taxa de desemprego que será sem precedentes", afirmou o presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun.

Mais da metade dos associados ouvidos pela pesquisa (52%) afirmou que deve depender da negociação com donos de shopping e a liberação de financiamento para não fechar as portas; uma parcela de 15% declarou que fechará lojas ao longo do ano.

A entidade também divulgou que 79% dos lojistas alegaram dificuldades para obter crédito no mercado.