IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vírus é que vai derrubar economia, não o isolamento social, diz Maia

21.mai.2020 - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista coletiva sobre a crise do coronavírus - Najara Araújo/Câmara dos Deputados
21.mai.2020 - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista coletiva sobre a crise do coronavírus Imagem: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

29/05/2020 11h50Atualizada em 29/05/2020 12h23

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que é o coronavírus que vai derrubar a economia brasileira em 2020, e não as medidas de isolamento social adotadas por estados e municípios para combater a pandemia.

"O nosso problema no Brasil não é isolamento [social], o problema do Brasil, da crise econômica, é o vírus. O vírus é que vai derrubar a economia", declarou Maia em entrevista na manhã de hoje à Rádio Bandeirantes.

A declaração de Maia vai na contramão do que tem dito o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem criticado prefeitos e governadores por adotares medidas restritivas. Ontem, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que fechar a economia foi uma "desgraça" e pediu o retorno das atividades.

Mais cedo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o PIB (Produto Interno Bruto) registrou queda de 1,5% no primeiro trimestre, já afetado pela crise do coronavírus.

Segundo Maia, o isolamento social é necessário para salvar vidas, e cabe aos governos locais, em conjunto com o governo federal, decidir o melhor momento para a retomada de forma a minimizar os impactos na economia.

"Precisamos estar unidos e vendo os dados da ciência. A ciência é que vai dizer em que momento uma cidade pode abrir, em que condições, quais são os setores e aqueles setores mais prejudicados. Cabe a união dos brasileiros, através do governo federal, para encontrar os caminhos para sustentar suas empresas nesse período mais difícil", disse.