Clientes do Nubank reclamam de 'sumiço' de dinheiro, e banco culpa Caixa
Alguns clientes do Nubank foram surpreendidos ontem com o sumiço de parte do saldo que tinham em conta. Nas redes sociais há várias reclamações contra o banco digital.
Uma internauta relatou que o saldo de R$ 329,59 que ela tinha em sua conta no Nubank foi zerada. "Onde está meu dinheiro? Esse é o dinheiro do meu salário", escreveu a usuária Thayla Jamus.
Hoje, a empresa também utilizou as redes sociais para tentar acalmar seus clientes e dizer que o desaparecimento do saldo foi causado por um problema com o pagamento de boletos pela Caixa Econômica Federal.
À reportagem do UOL, a Caixa informou que, "acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do Caixa Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco".
Só hoje, ainda segundo o banco, já foram realizadas mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos "sem nenhum incidente no sistema de cobrança".
'Falha sistêmica'
Segundo o Nubank, entre 15 de abril e 10 de junho, parte de seus clientes que pagou boletos por meio da Caixa recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro, de acordo com o banco, ocorreu devido a uma falha sistêmica da Caixa.
"Assim que fomos informados pela Caixa sobre a situação, agindo de boa-fé, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa", disse o Nubank em comunicado no seu site.
Ainda de acordo com o banco digital, devido à imprecisão dos dados fornecidos, os valores foram revertidos aos seus clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha.
"Os valores já estão sendo devolvidos hoje [ontem] mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa", afirmou o Nubank.
Outra falha
Nesta semana, alguns veículos relataram uma falha no sistema de segurança do Nubank que permitia que dados pessoais de seus clientes, como nome, CPF e conta, ficassem visíveis em buscas na internet.
O caso foi exposto pelo pesquisador de segurança digital Heitor Gouvêa. Segundo ele, a opção "cobrar", disponível no aplicativo do banco para fazer transferências, gerava um link que era indexado às buscas do Google. Com isso, os dados da operação ficavam disponíveis na internet sem que os clientes soubessem.
Em nota, o Nubank informou que seu time de segurança avaliou o relatório e constatou que os links listados pelo Google tinham origem em outros sites indexados na internet.
"Para melhorar esse controle, foram feitas algumas modificações na aplicação e solicitado o bloqueio deste tipo de resultado a partir do Google, solucionando a questão", afirmou o banco.
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