Aposentadoria do INSS pode não sair por falta de documento; saiba verificar
Quem pediu um benefício no INSS, como aposentadoria, pensão ou auxílio, deve acompanhar o requerimento para saber se precisará apresentar algum documento extra ao instituto.
Segundo o INSS, há 917.527 requerimentos em exigência, ou seja, pedidos que já passaram por uma análise e, agora, dependem do segurado enviar uma documentação para que a análise final seja feita. O INSS pode pedir um comprovante de que trabalhou em determinado lugar, cópia da carteira de trabalho e carnês de contribuição, por exemplo.
Para saber se é preciso apresentar alguma documentação extra, o INSS diz que o segurado deve checar se o requerimento está com alguma exigência. A consulta pode ser feita pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como saber se há pendências
- Vá no site Meu INSS e clique em "Entrar". A consulta também pode ser feita pelo aplicativo (disponível para iOS e Android)
- Na página seguinte, se tiver cadastro, digite seu CPF e, depois, em "Avançar". Caso não tenha cadastro, clique em "Crie sua conta gov.br" e siga as instruções
- Na tela seguinte, informe sua senha
- Na página inicial, em serviços em destaque, procure por "Agendamentos/Solicitações"
- Será possível visualizar seus agendamentos no INSS. Vá até a data em que você fez o pedido de aposentadoria, pensão ou auxílio e veja se aparece a mensagem "Exigência". Se isso aparecer, quer dizer que é preciso apresentar documento extra para o INSS. Clique na lupa para ver o que precisa apresentar. Se a mensagem for "Concluída", o INSS já analisou seu pedido. Se aparecer "Em análise", o instituto ainda não tem uma decisão final sobre sua solicitação.
- A página seguinte trará detalhes do seu pedido e de seus dados pessoais. Vá em "Comentários". Nesse campo, o INSS informará quais documentos precisa para continuar analisando seu pedido
- No final da página, em "Responda aqui" é possível escrever observações ou informações que considera relevante ou que o INSS pediu esclarecimento. Clique em "anexar documentos" para juntar a documentação exigida. Revise as informações e, depois, clique em "Enviar". É possível gerar um número comprovante
SP tem drive-thru para entrega de documentos
Além da opção de enviar os documentos pelo Meu INSS, os segurados de São Paulo têm a opção de entregar a documentação nas próprias agências. O INSS em São Paulo criou uma espécie de drive-thru para receber documentos de quem está com pendências. As agências no estado passaram a contar com urnas em que é possível depositar um envelope com a documentação. Os segurados devem disponibilizar apenas cópias dos documentos, não os originais.
INSS pode fazer mais de uma exigência
Segundo o advogado previdenciário João Badari, o INSS pode exigir mais de uma vez a apresentação de documentos extras que comprovem o direito ao benefício pedido. Por isso, o ideal é o segurado entrar no Meu INSS ou ligar para o 135 e observar se seu pedido teve andamento.
Também devem ficar de olho no prazo fixado pelo INSS para a apresentação da documentação.
O que fazer se pedido for negado
Se mesmo apresentando a documentação pedida, o benefício for negado, Badari afirma que o segurado poderá recorrer administrativamente ou entrar com ação na Justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.