IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estudo aponta Genomma Lab e Unilever como os maiores anunciantes do país

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2020 04h01

Os 3 maiores anunciantes do Brasil são o laboratório Genomma, a Unilever e o grupo Telefônica. Os dados são do levantamento Agências & Anunciantes 2020, publicado esta semana pelo Meio & Mensagem.

Em 2019, o Genomma Lab investiu R$ 848,28 milhões em publicidade, número 24% menor se comparado a 2018, quando também liderou o ranking. Segundo o estudo, a Unilever investiu R$ 810,28 milhões, um acréscimo de 60% se comparado com o ano anterior. A Telefônica, com investimentos de R$ 420.20 milhões em 2019, ficou em 3° lugar no levantamento.

O Genomma Lab é uma multinacional fundada no México, com atuação em 19 países, especializada em produtos farmacêuticos e cosméticos. As marcas mais conhecidas da empresa são os sabonetes Asepxia e a linha de cuidado para a pele Cicatricure.

Confira o ranking dos dez maiores anunciantes do Brasil em 2019:

  1. Genomma Lab - R$ 848,28 milhões
  2. Unilever - R$ 810,28 milhões
  3. Telefônica - R$ 420,20 milhões
  4. Divcom Pharma- R$ 407,53 milhões
  5. Hypera Pharma - R$ 384,25 milhões
  6. Banco do Brasil - R$ 349,75 milhões
  7. Coca-Cola - R$ 314,91 milhões
  8. Bradesco - R$ 312,26 milhões
  9. Lojas Marabraz - R$ 306,35 milhões
  10. Claro - R$ 293,19 milhões

Entre os 20 maiores anunciantes, o que mais cresceu entre 2018 e 2019 foi a Havan, que aumentou em 120% seus investimentos em publicidade, com pagamentos que chegam aos R$ 247,39 milhões. Com isso, ganhou 37 posições, e agora está na 15ª posição do ranking de Meio & Mensagem.

Já os que mais deixaram de investir, entre os 20 primeiros, foram a Ultrafarma e a Hypera Pharma. O primeiro diminuiu seus pagamentos em 62%, caindo da 4ª para a 31ª posição no levantamento. A Hypera, por sua vez, reduziu seus investimentos em 60%, caindo da 2 para a 5ª colocação.

A estimativa de investimento publicitário do estudo tem como base o cruzamento de dois estudos: o Monitor Evolution, da Kantar Ibope, e o Cenp-Meios, que consolida o faturamento de 226 das maiores agências de publicidade do país.

Maiores agências também são listadas

A lista também possui o ranking das agências que mais investiram em mídia em 2019. Em primeiro lugar ficou a Y&R, do Grupo WPP, que tem a Via Varejo (empresa dona das Casas Bahia e do Ponto Frio), Vivo e Grupo Petrópolis como seus principais clientes.

Confira a lista das cinco maiores agências e o investimento registrado de mídia de cada uma:

  1. Y&R (Grupo WPP) - R$ 1,044 bilhão
  2. Ogilvy (Grupo WPP) - R$ 976,45 milhões
  3. WMcCann (Grupo Interpublic) - R$ 966,43 milhões
  4. Africa (Grupo Omnicom) - R$ 763,80 milhões
  5. Publicis (Grupo Publicis) - R$ 711,79 milhões