Estudo aponta Genomma Lab e Unilever como os maiores anunciantes do país
Os 3 maiores anunciantes do Brasil são o laboratório Genomma, a Unilever e o grupo Telefônica. Os dados são do levantamento Agências & Anunciantes 2020, publicado esta semana pelo Meio & Mensagem.
Em 2019, o Genomma Lab investiu R$ 848,28 milhões em publicidade, número 24% menor se comparado a 2018, quando também liderou o ranking. Segundo o estudo, a Unilever investiu R$ 810,28 milhões, um acréscimo de 60% se comparado com o ano anterior. A Telefônica, com investimentos de R$ 420.20 milhões em 2019, ficou em 3° lugar no levantamento.
O Genomma Lab é uma multinacional fundada no México, com atuação em 19 países, especializada em produtos farmacêuticos e cosméticos. As marcas mais conhecidas da empresa são os sabonetes Asepxia e a linha de cuidado para a pele Cicatricure.
Confira o ranking dos dez maiores anunciantes do Brasil em 2019:
- Genomma Lab - R$ 848,28 milhões
- Unilever - R$ 810,28 milhões
- Telefônica - R$ 420,20 milhões
- Divcom Pharma- R$ 407,53 milhões
- Hypera Pharma - R$ 384,25 milhões
- Banco do Brasil - R$ 349,75 milhões
- Coca-Cola - R$ 314,91 milhões
- Bradesco - R$ 312,26 milhões
- Lojas Marabraz - R$ 306,35 milhões
- Claro - R$ 293,19 milhões
Entre os 20 maiores anunciantes, o que mais cresceu entre 2018 e 2019 foi a Havan, que aumentou em 120% seus investimentos em publicidade, com pagamentos que chegam aos R$ 247,39 milhões. Com isso, ganhou 37 posições, e agora está na 15ª posição do ranking de Meio & Mensagem.
Já os que mais deixaram de investir, entre os 20 primeiros, foram a Ultrafarma e a Hypera Pharma. O primeiro diminuiu seus pagamentos em 62%, caindo da 4ª para a 31ª posição no levantamento. A Hypera, por sua vez, reduziu seus investimentos em 60%, caindo da 2 para a 5ª colocação.
A estimativa de investimento publicitário do estudo tem como base o cruzamento de dois estudos: o Monitor Evolution, da Kantar Ibope, e o Cenp-Meios, que consolida o faturamento de 226 das maiores agências de publicidade do país.
Maiores agências também são listadas
A lista também possui o ranking das agências que mais investiram em mídia em 2019. Em primeiro lugar ficou a Y&R, do Grupo WPP, que tem a Via Varejo (empresa dona das Casas Bahia e do Ponto Frio), Vivo e Grupo Petrópolis como seus principais clientes.
Confira a lista das cinco maiores agências e o investimento registrado de mídia de cada uma:
- Y&R (Grupo WPP) - R$ 1,044 bilhão
- Ogilvy (Grupo WPP) - R$ 976,45 milhões
- WMcCann (Grupo Interpublic) - R$ 966,43 milhões
- Africa (Grupo Omnicom) - R$ 763,80 milhões
- Publicis (Grupo Publicis) - R$ 711,79 milhões
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.