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Mídia e Marketing

Spotify cria retrospectiva de 2020 especial para anunciantes

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2020 04h01

Tradicionalmente, o Spotify divulga, no mês de dezembro, listas com retrospectivas que indicam artistas e podcasts mais escutados em cada ano.

Para 2020, a plataforma ainda preparou uma novidade: uma retrospectiva especial para anunciantes, que mostram como algumas audiências específicas da plataforma ouviram programas de áudio ao redor do mundo.

O relatório mostra que houve um aumento de 108% no número de ouvintes ativos mensais que ouviram podcasts em setembro de 2020, em comparação com o mesmo mês em 2019.

Segundo o levantamento, para 72% dos usuários que fizeram mais streaming de áudio durante a pandemia, a motivação foi reduzir o tempo de tela para evitar a fadiga visual.

Confira outros destaques da retrospectiva:

  • o total de ouvintes únicos de podcasts com o tema notícias e política aumentou em 140% entre janeiro e novembro de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior;
  • o consumo por ouvintes únicos no mundo inteiro entre janeiro e novembro de 2020 de podcasts educacionais aumentou em 81%, em comparação com o mesmo período do ano passado;
  • entre os podcasts de saúde, o aumento foi de 201% no consumo por ouvintes únicos no mundo inteiro entre janeiro e novembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019;
  • o tempo gasto pelos usuários que ouviram por meio de alto-falantes inteligentes aumentou em mais de 60% no ano;
  • ao comparar março a junho de 2020 com o mesmo período de 2019, o Spotify aponta um aumento de 18% no tempo de streaming enquanto os ouvintes jogam videogames;
  • 75% dos streamings foram feitos por celulares; 12% pelo computador e 7% por tablets;
  • no Brasil, 79% do público com mais de 35 anos consome o áudio pelo celular.

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