IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #61: Ilca Sierra, diretora de Marketing da Via Varejo

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2020 04h01

Ilca Sierra, diretora de Marketing Multicanal e Comunicação da Via Varejo, é a entrevistada desta semana do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (10).

No papo, Ilca fala sobre a extensa transformação digital que a empresa, dona das redes Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, tem atravessado. A executiva ainda explica como foi a migração de vendas das lojas físicas para o mundo virtual durante a pandemia.

"Tivemos 1.100 lojas fechadas do dia para a noite. Cerca de 20 mil vendedores perderam o ponto de venda como canal prioritário. Precisamos dar estrutura para esses profissionais de lojas continuarem trabalhando - e, assim, lançamos a ação "Chama no Zap", onde mandamos nossos consumidores para serem atendidos via WhatsApp", diz (no arquivo acima, este trecho está a partir de 1:12).

A executiva também comenta sobre a opção do consumidor retirar os produtos comprados via e-commerce nas lojas da empresa.

"O modelo de retirar em loja é 'matador' porque mais de 80% da população brasileira mora em casa - ou seja, não tem a facilidade de receber em qualquer momento. Se teve uma ferramenta que ajudou o Brasil na inclusão digital foi o WhatsApp", declara (a partir de 9:24).

Mas como distinguir marcas que vendem produtos parecidos? Ilca lembra que cada uma tem seu público-alvo específico:

"As marcas orbitam por territórios diferentes. Casas Bahia é uma marca mais nacional, enquanto o Ponto Frio tem fortalezas regionais. O crediário, por exemplo, sempre foi uma fortaleza para Casas Bahia", diz (a partir de 11:10).

Ilca também fala sobre a transformação da mascote da marca: no mês passado, o sexagenário "Bahianinho" virou o adolescente "CB", em uma grande ação de rebranding do personagem.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Orelo e no YouTube.