IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não conseguiu auxílio-doença em 2020? Acaba amanhã prazo para pedir de novo

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

15/01/2021 04h00

Termina neste sábado (16) o prazo para que segurados que pediram auxílio-doença no ano passado, mas tiveram o benefício negado, façam uma nova solicitação junto ao INSS. O pedido de agendamento de perícia deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. O atendimento para perícia é presencial nas 491 agências do órgão.

O prazo vale para quem pediu o auxílio-doença a partir de 1º de fevereiro de 2020, mas não conseguiu passar pela perícia, e para quem pediu o adiantamento, mas teve o benefício negado.

O auxílio-doença é concedido a trabalhadores que ficam doentes ou sofrem acidentes e ficam impossibilitados de trabalhar.

Ao ir à agência, o beneficiário deve levar toda a documentação sobre a doença ou acidente que motivou o afastamento do trabalho. Atestados, laudos, exames e receitas médicas, especialmente com datas mais recentes.

Atendimento presencial

No ano passado, para evitar a contaminação por coronavírus nos postos do INSS, o governo decidiu conceder antecipação do auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045, em 2020). No final do ano, porém, começou a retomar as consultas presenciais.

Pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS é possível escolher data, hora e local da perícia.

A lista de agências está disponível no site do órgão. O INSS afirma que 491 locais estão aptos para realizar os procedimentos, com mais de 2.000 médicos peritos atuando em todo o país.

Até o dia 4 de janeiro, havia mais de 520 mil atendimentos presenciais agendados em todo o país para as próximas semanas.

"Permanecem em trabalho remoto os peritos que pertencem ao grupo de risco aumentado para covid-19 (idosos com mais de 60 anos, doenças graves, grávidas, lactantes)", informa a pasta.

Os atendimentos têm ocorrido em até 30 dias, em geral, segundo o INSS. A lei informa que o INSS tem até 45 dias para concluir a análise do auxílio.

Antecipação de valores encerrada

A antecipação do benefício temporário por incapacidade (de R$ 1.045, valor do salário mínimo na época) foi uma das medidas adotadas pelo governo federal durante a pandemia.

"Mesmo com o retorno gradual do atendimento presencial e a retomada da perícia médica presencial, o segurado ainda pode optar pela antecipação do benefício por incapacidade temporária", disse o órgão, no ano passado.

Quem recebeu a antecipação do salário mínimo, mas tinha direito a valor maior, terá a diferença paga ainda, segundo o INSS.

Quem ainda não recebeu deve entrar em contato com a Previdência Social pelo telefone 135 para ter mais informações.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto, destacada na Home-page do UOL, informava incorretamente no título e no primeiro parágrafo que a perícia online do INSS termina amanhã (16). Na verdade, os atendimentos presenciais nos postos do INSS já estão acontecendo há meses, após interrupção temporária no ano passado. O que termina amanhã é o prazo para que quem teve o auxílio-doença negado no ano passado faça um novo pedido.