IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras, renuncia ao cargo

Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Robson Santos

Do UOL, em São Paulo

25/01/2021 02h50

A Eletrobras anunciou na noite deste domingo (24) que o atual presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior, renunciou ao cargo. Em fato relevante divulgado ao mercado, a estatal informou que a decisão foi tomada "por motivos pessoais".

A empresa é uma "holding", ou seja, funciona como uma espécie de guarda-chuva, concentrando sob sua administração o controle de diversas empresas, chamadas de "subsidiárias", que atuam na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Ferreira Junior permanecerá no cargo até 5 março para fazer a transição para o seu sucessor, cujo nome ainda não foi anunciado. A empresa fará uma teleconferência com investidores hoje, às 15h.

Nomeado pelo ex-presidente Michel Temer, Ferreira Junior assumiu a chefia da empresa em junho de 2016. Depois, foi convidado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) para continuar no comando da estatal.

Durante sua gestão, o executivo defendeu a privatização da companhia, ação apoiada tanto pelo ex-presidente Temer quanto por Bolsonaro. Em maio de 2020, Ferreira Junior confirmou a privatização da empresa para este ano, mas o processo está parado no Congresso desde novembro de 2019, quando foi entregue, e não há sinais de que será votado em breve.


Em dezembro, após o ministro da Economia, Paulo Guedes, manifestar frustração com a agenda de privatizações, sua pasta divulgou um cronograma prevendo que o governo vai se desfazer de nove empresas federais em 2021. Entre elas está a Eletrobras.

A nota da Eletrobras destaca a atuação de Wilson Ferreira Junior, incluindo a resolução de 'contenciosos importantes nos Estados Unidos, decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes'.

Leia abaixo a íntegra do comunicado da Eletrobras.

Centrais Elétricas Brasileiras S/A ("Companhia" ou "Eletrobras") (B3: ELET3, ELET5 & ELET6; NYSE: EBR & EBR.B; LATIBEX: XELT.O & XELT.B) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual Presidente da Companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais.

Wilson permanecerá no referido cargo de Presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado.

A Companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos. Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes.

Em razão do objeto deste Fato Relevante, a Companhia convida a todos investidores para uma teleconferência às 15h de amanhã, dia 25 de janeiro, com a participação do Wilson.