PEC Emergencial: Policiais dizem ter evitado danos, mas citam "indignação"
Envolvidos em negociações da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, os policiais avaliam que conseguiram "evitar danos" após a aprovação da matéria pelo Congresso Nacional.
A categoria, contudo, diz que o texto final gerou "indignação" pela possibilidade do congelamento dos salários dos servidores públicos por 15 anos. O resultado mantém uma mobilização prevista para 17 de março, em Brasília.
"Não obstante seja necessário reconhecer vitórias em pontos importantes da matéria, para a qual também se contou com o essencial apoio de diversos parlamentares que se posicionaram em defesa da segurança pública, é necessário registrar nossa indignação com a forma desproporcional por meio da qual a proposta continua atingindo o serviço público, entre eles a área de segurança pública", se manifestou a UPB (União dos Policiais do Brasil).
Os policiais ainda reclamaram que não foram chamados para negociar com o governo federal durante a elaboração da PEC antes de ser enviada ao Congresso Nacional.
"Cumpre esclarecer que, decorrente desses graves prejuízos, a UPB, formada pelas entidades legitimamente incumbidas pela representação dos policiais e demais profissionais de segurança pública civil, jamais celebrou qualquer acordo com o governo federal, sendo sequer chamada para negociação nesse sentido. A fim de deixar claro o descontentamento pelo tratamento injusto com o qual os profissionais de segurança pública civil, que mantiveram suas atividades durante toda a pandemia, vêm sendo tratados pelo governo federal", destaca.
A UPB prevê fazer uma carreata em protesto à PEC Emergencial, em Brasília, para 17 de março, a partir das 14h. A outra mobilização está marcada para 22 de março, as 15h, "em frente a cada uma das unidades de trabalho" pelo país.
UOL Economia+ fará evento para quem quer investir
Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.
O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.