PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Bancos não abrem amanhã e voltam a funcionar na sexta-feira

Colaboração para o UOL

02/06/2021 04h00

As agências bancárias estarão fechadas em todo país na quinta-feira (3), por causa do feriado de Corpus Christi. O fechamento vale também para capitais que anteciparam o feriado, como São Paulo, segundo informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A capital paulista adiantou a data para o final de março, para tentar aumentar o isolamento social e reforçar a prevenção à covid-19.

Como pagar contas

As contas com vencimento na quinta-feira podem ser pagas na sexta-feira (4), quando os bancos voltam ao expediente normal, sem cobrança de multa. Isso vale para contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 3 de junho.

A maioria das contas já vem com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Mas caso isso não ocorra, a orientação é antecipar o pagamento ou, em caso de boletos com código de barras, agendar o pagamento nos canais digitais dos bancos, como internet banking, caixas eletrônicos ou no atendimento por telefone.

Os boletos bancários cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Os bancos reforçam que, nos dias em que não houver expediente nas agências, os clientes podem usar os caixas de autoatendimento, assim como os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking.

Mas orientam que o público evite ao máximo comparecer presencialmente às agências.