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BBB: Gil e Juliette lucram com concorrentes como Americanas e Casas Bahia

Juliette e Gilberto atraem atenção de marcas concorrentes para protagonizarem campanhas e parcerias - Reprodução/Instagram
Juliette e Gilberto atraem atenção de marcas concorrentes para protagonizarem campanhas e parcerias Imagem: Reprodução/Instagram

Isaac de Oliveira

Do UOL/Em São Paulo

25/07/2021 04h00

Faz pouco mais de dois meses desde que Juliette Freire e Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, deixaram a casa do Big Brother Brasil - ela como campeã e ele como semifinalista. A competição ainda continua fora do programa, mas dessa vez entre marcas concorrentes famosas, como Americanas x Casas Bahia, Avon x Boticário e Bohemia x Amstel.

Audiência, autenticidade e representatividade são os principais atributos de Gil e Juliette valorizados pelas empresas, na avaliação de especialistas ouvidos pelo UOL.

Veja empresas concorrentes que os dois representam:

  • Americanas (Juliette) x Casas Bahia (Gil)
  • Avon e L'Occitane (Juliette) x Boticário (Gil)
  • Bohemia (Juliette) x Amstel (Gil)
  • Faculdades Estácio (Juliette) x Ânima (faculdades como Anhembi Morumbi e São Judas, com Gil)

Americanas teve mais movimento com Juliette

Apesar de as empresas não revelarem os cachês, supostamente até maiores que o prêmio de R$ 1,5 milhão do BBB, as campanhas e parcerias com Gil e Juliette reforçam os números das companhias.

Segundo a varejista Americanas, da qual Juliette é embaixadora, ao lado da vice-campeã do BBB21 Camilla de Lucas, a parceria rendeu:

  • Alta de 42% em downloads do app no dia no dia do anúncio (1º de junho) de Juliette como embaixadora, em relação à média da semana anterior;
  • Crescimento de 50% no número de menções nas redes sociais da Americanas em junho, ante maio;
  • Mais de 120 milhões de pessoas impactadas nas mídias sociais sobre a parceria até o momento.

Casas Bahia ganham espaço com Gil

Já a rede de varejo Casas Bahia circulou uma campanha em junho, em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, com a participação de Gil e Lucas Penteado.

"Eles viveram um momento histórico no programa, que foi o primeiro beijo entre dois homens em 20 anos de reality. Isso foi de extrema importância e significado para a comunidade, uma demonstração de afeto genuína na maior audiência do país", Flavia Laginha, gerente executiva de marketing e redes sociais da Via, dona da Casas Bahia.

Segundo a empresa, a campanha gerou:

  • Mais de 138 milhões de impactos
  • 48 milhões de visualizações no filme
  • Comentários positivos no filme atingiram quase 84% do total, acima da média anual

"Olhando para o resultado do levantamento de marca, realizado em parceria com o Facebook, essa campanha teve um desempenho acima da média da América Latina, em lembrança de anúncio e preferência da marca em relação aos concorrentes", diz Flavia.

Embaixadora da Avon e contrato com Boticário

Além de campanhas e propagandas, os dois têm se tornado alvos de parcerias, em que atuam como embaixadores de algumas marcas. Em alguns casos, em empresas do mesmo segmento.

Juliette foi anunciada em maio como embaixadora da Avon e um mês depois foi anunciada como embaixadora da L'Occitane au Brésil.

No segmento de beleza, Gil fechou contrato de um ano com o Grupo Boticário e a parceria deve ter um foco especial na região Nordeste.

Cervejarias também aproveitam fama

Os ex-BBB's também já fecharam trabalhos com cervejarias. Juliette se tornou "porta-voz de cultura e tradições" da Bohemia, pertencente à Ambev.

Gil já fez uma ação de marketing para a Amstel, da Heineken no Brasil, durante uma live no Multishow. Segundo a assessoria do pernambucano, a marca deve anunciar novidades com o pernambucano em breve.

Fazendo propaganda de faculdades

"Do sertão da Paraíba, do Pedregal com muita honra, a primeira da família a formar e ter diploma", diz Juliette, em uma propaganda da Estácio, faculdade do grupo Yduqs.

A trajetória de superação de dificuldades por meio dos estudos marcou a história da paraibana, que se formou em direito e quase desistiu do BBB para prestar um concurso público de delegada da Polícia Federal.

Gil, por sua vez, emprestou rosto e voz para divulgar várias instituições de ensino superior que integram o grupo Ânima Educação.

"O Gilberto tem uma similaridade com a empresa, que é a paixão pela educação. Além disso, ele traz uma linguagem leve e divertida, conectada ao objetivo da companhia e dos estudantes", diz Sérgio Rocha, diretor de planejamento, mídia e marketing da Ânima.

O economista, também de origem humilde, foi aprovado em duas instituições norte-americanas, para cursar o doutorado. Ele optou pela Universidade da Califórnia e deve se mudar para os Estados Unidos ainda neste ano.

No foco da economia da atenção

"Cactos" e "vigorentos" são os nomes pelos quais ficaram conhecidos os milhões de Juliette e Gil, respectivamente. Essa legião de pessoas, em diversas plataformas, colocam os dois no centro da "economia da atenção"

"Esse conceito se trata da economia na qual a atenção é o maior ativo sendo disputado. Se você consegue atenção, você atrai uma audiência de 32 milhões, no caso da Juliette, e 14 milhões, no caso do Gil. Isso falando só do Instagram"
Benjamin Rosenthal, professor e especialista em Cultura de Consumo da FGV EAESP.

A vencedora do BBB superou todos os ex-participantes do reality em número de seguidores no Instagram Nesta mesma rede, ela chegou a ter mais engajamento do que Neymar e Beyoncé no Brasil.

O professor vê com normalidade a disputa de marcas concorrentes pelas figuras que estão no centro dos holofotes. Com as pessoas cada vez mais conectadas nos celulares, a ideia é acessar a audiência de uma forma mais personalizada;

"Se olhar quantos seguidores têm as empresas que eles fizeram parcerias, dificilmente alguma delas vai chegar próximo ao número dos dois. E estamos em um momento em que as pessoas até seguem marcas, mas elas estão mais interessadas no conteúdo de outras pessoas. Então, para as marcas é muito importante ter acesso à rede do Gil e da Juliette", afirma Rosenthal.

"Eles são muito autênticos e não tentam se normatizar em um padrão da sociedade. Gil tem a postura e atitude que fazem dele único e sem dúvidas incomoda muita gente que espera o padrão de um homem gay discreto e fora do meio [LGBTQIA+]. Assim como a Juliette reforça as suas questões feministas e regionais"
Fábio Mariano Borges, professor de Comportamento do Consumidor da ESPM São Paulo.

Para Borges, da ESPM, as parcerias em que as celebridades se tornam embaixadoras devem se tornar cada vez mais comuns.

"Existe um desgaste da fórmula de contratar celebridades para simplesmente fazer uma propaganda. Um embaixador passa a representar a marca nas suas várias instâncias. Então tem que ter uma afinidade muito maior entre essa pessoa e a empresa, e essa afinidade é de valores"
Fábio Mariano Borges, professor de Comportamento do Consumidor da ESPM São Paulo.