Vale usa velas em navio de minério para poupar combustível; veja vídeo
A Vale está experimentando velas rotativas em um navio que transporta minério de ferro da companhia. O objetivo é usar o vento como parte da energia, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de carbono no transporte. O equipamento está funcionando em fase piloto.
As cinco velas instaladas a bordo da embarcação são chamadas de "rotor sails". São diferentes das velas tradicionais que todos conhecem. São cilindros que giram com o vento e produzem energia.
Como elas são rotativas, há uma diferença de pressão com a passagem do vento, o que impulsiona o navio. A velocidade de rotação da vela é ajustada automaticamente, de acordo com a força do vento.
A Vale diz que a estimativa é de redução de 8% no consumo de combustível e de até 3.400 toneladas de gás carbônico por navio anualmente. Se o teste for eficiente, há a possibilidade de usar a tecnologia em ao menos 40% da frota da companhia. Isso cortaria em quase 1,5% as emissões da empresa no transporte marítimo por ano.
A vantagem é que as velas podem ser colocadas em navios já prontos, sem que haja a necessidade de construção de novas embarcações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.