IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale usa velas em navio de minério para poupar combustível; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

28/07/2021 09h00Atualizada em 28/07/2021 17h29

A Vale está experimentando velas rotativas em um navio que transporta minério de ferro da companhia. O objetivo é usar o vento como parte da energia, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de carbono no transporte. O equipamento está funcionando em fase piloto.

As cinco velas instaladas a bordo da embarcação são chamadas de "rotor sails". São diferentes das velas tradicionais que todos conhecem. São cilindros que giram com o vento e produzem energia.

Como elas são rotativas, há uma diferença de pressão com a passagem do vento, o que impulsiona o navio. A velocidade de rotação da vela é ajustada automaticamente, de acordo com a força do vento.

A Vale diz que a estimativa é de redução de 8% no consumo de combustível e de até 3.400 toneladas de gás carbônico por navio anualmente. Se o teste for eficiente, há a possibilidade de usar a tecnologia em ao menos 40% da frota da companhia. Isso cortaria em quase 1,5% as emissões da empresa no transporte marítimo por ano.

A vantagem é que as velas podem ser colocadas em navios já prontos, sem que haja a necessidade de construção de novas embarcações.