Banco Central atende a bancos e fintechs e adia fase 3 do open banking
O Banco Central anunciou hoje o adiamento do início da terceira fase do open banking, de 30 de agosto para 29 de outubro deste ano. A decisão, segundo o BC, atende a "demanda da estrutura responsável pela governança da implementação" da plataforma.
Em nota, o BC explicou que recebeu um pedido de ajustes nas especificações técnicas. E isso comprometeu o prazo para realização de testes que permitam a certificação das instituições.
A fase três previa a "implementação do compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento Pix". Com ele, os usuários do Pix poderão realizar pagamentos por meio de aplicativos que não sejam do banco onde sua chave foi cadastrada.
Para isso, no entanto, o cliente deverá ter autorizado o compartilhamento do serviço. Com o open banking, será permitida a troca de dados e informações de todos os clientes de bancos entre todas as empresas do setor financeiro. A expectativa do Banco Central (BC) é que haja mais concorrência e menos juros.
"O Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação", diz o comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.