PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

O que abre e o que fecha em SP amanhã e no feriado de 12 de outubro

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

10/10/2021 04h00

A próxima terça-feira, 12 de outubro, será feriado nacional. É o dia em que é celebrada a padroeira do Brasil para os católicos, Nossa Senhora Aparecida. Por ser feriado, muitos serviços públicos terão alterações nos horários de funcionamento.

No estado de São Paulo, foi decretado ponto facultativo nas instituições públicas. Na prática, apenas serviços essenciais (como atendimento de emergências médicas e serviços básicos de manutenção, como água, gás e energia elétrica) vão operar.

Veja como funcionam os principais serviços na cidade de São Paulo.

Vacinação contra covid-19

A campanha de vacinação contra a covid-19 será suspensa temporariamente na terça-feira (12). Eventuais agendamentos serão atendidos no dia seguinte.

Saúde

Na próxima segunda e terça-feira (11 e 12 de outubro), algumas unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo terão funcionamento alterado.

Seguem abertos durante todo o período os hospitais e prontos-socorros, hospitais Dia 24h, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu.

Abrem parcialmente em São Paulo nos dias 11 e 12 de outubro as AMAs 12h, AMAs Integradas e Unidades Básicas de Saúde Integradas, das 7h às 19h.

Os Ambulatórios de Especialidade (AE), Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e as unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids ficarão fechadas.

Transporte público (ônibus, trens e metrô)

Nas linhas administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), os ônibus vão rodar, na segunda-feira, com tabelas horárias normais de dias úteis. Na terça-feira, com horários iguais aos de domingos. Ônibus reservas estarão disponíveis, especialmente na segunda-feira, para eventuais demandas.

Trens da CPTM e Metrô terão tabelas diferenciadas, mas os horários não foram informados.

Os ônibus da capital paulista vão operar na segunda-feira com a tabela normal de dia útil. Na terça-feira, com tabela equivalente à de sábado.

Rodízio de veículos

O rodízio de veículos da capital estará suspenso em 11 e 12 de outubro, mas as restrições para caminhões e ônibus fretados continuam. A Zona Azul vai ser cobrada normalmente na segunda-feira.

Poupatempo

Os postos vão fechar na segunda e terça-feira, retomando o atendimento normal na quarta (13/10).

Bancos

As agências bancárias abrem na segunda-feira (11), mas ficarão fechadas na terça-feira.

Mas os bancos recomendam que os clientes usem ao máximo serviços via aplicativo de celular e internet, atendimento telefônico, caixas eletrônico e nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

Comércio

As lojas de rua podem abrir nos horários habituais, respeitando as regras da pandemia de covid-19. Shoppings centers também vão abrir na segunda e terça-feira, sendo que, no feriado, com funcionamento alterado —em geral, das 12h às 20h.

Lotéricas

Os donos das lotéricas podem definir se abrem ou não no feriado.

Correios

As unidades dos Correios funcionarão normalmente na segunda e quarta-feira (11 e 13 de outubro).

Já no feriado do dia 12, não haverá funcionamento.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social ficarão fechadas na terça-feira.

PUBLICIDADE