Bolsonaro diz que inflação vai cair, enquanto mercado projeta que vai subir
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que a inflação no Brasil vai começar a cair. A afirmação, no entanto, foi feita sem embasamento e contraria previsões feitas por especialistas.
"Creio que brevemente a inflação começará a diminuir", falou o presidente, sem apresentar nenhuma explicação para a previsão. Para ele, a queda da inflação se daria por meio do estímulo ao agronegócio.
A fala aconteceu durante a cerimônia de lançamento do Jornada das Águas, um programa criado para combater a seca. O evento aconteceu em São Roque de Minas, em Minas Gerais.
De acordo com o Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central e divulgado hoje, a estimativa de inflação ao consumidor para 2021 pulou de 8,59% para 8,69%, 28ª semana consecutiva de alta.
Em seu discurso no evento, Bolsonaro também afirmou que o governo federal está "fazendo a sua parte" e ele não vislumbra a possibilidade de desabastecimento no Brasil, mas não especificou do quê. Nos últimos dias, caminhoneiros têm alertado para um possível desabastecimento de diesel, decorrente dos cortes de fornecimento que a Petrobras estaria fazendo.
O próprio chefe do Executivo chegou a alertar por diversas vezes que a falta de fertilizantes no mercado levaria a um desabastecimento no Brasil no ano que vem.
*Com Estadão Conteúdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.