IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lojas começam 'esquenta' de promoções; quando é a Black Friday 2021?

  - Getty Images
Imagem: Getty Images

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

05/11/2021 16h19

Já se começou a falar nela nos últimos dias: a Black Friday. Anúncios de ofertas de todo tipo de produtos e serviços começam a tomar conta de TV, internet, redes sociais, sites de compras e também nas lojas físicas.

Saiba mais sobre a data do comércio e como se preparar caso planeje fazer compras.

O que é?

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano pelo varejo e também pelos consumidores, pois é quando o comércio em geral oferece produtos com grandes descontos. Muitos consumidores aproveitam até para antecipar as compras de Natal.

O dia dedicado às promoções foi criado nos Estados Unidos e é realizado sempre na sexta-feira da quarta semana do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado lá.

Quando é a Black Friday 2021?

A programação é reproduzida no Brasil desde 2010. Este ano, a Black Friday cai em 26 de novembro.

Mas sites e lojas físicas de grandes empresas, além de pequenos empreendedores, já começaram campanhas de "esquenta" da programação, liberando alguns descontos antecipadamente e disparando alertas para criar expectativa no público.

Há ofertas em lojas de todos os segmentos de produtos e serviços, como confecções, calçados, eletrodomésticos, celulares, computadores e eletrônicos em geral, pacotes de viagem, cursos, entre outros.

Varejo está otimista com a data

A "sexta-feira negra", tradução do termo em inglês, é uma das grandes apostas para alavancar as vendas de vários setores nesse período, anualmente. No ano passado, quem mais se beneficiou com as vendas no período foi o comércio eletrônico. A mudança de comportamento do consumidor, que preferiu comprar online, ocorreu em parte por causa da pandemia.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a flexibilização do isolamento e a consequente liberação das atividades na maioria das cidades brasileiras, a expectativa de vendas é alta.

Dicas para fazer boas compras

Seja em compras online ou em lojas físicas, o consumidor deve estar atento para não se deixar levar pela euforia e cair em ciladas, seja fazendo um mau negócio ou colocando em risco seus dados pessoais.

Algumas atitudes podem ajudam a garantir uma compra segura e vantajosa:

  • Priorize sites conhecidos ou indicados por quem já comprou neles.
  • Antes de comprar, pesquise nos sites do mesmo segmento para avaliar se o desconto compensa. Isso vale também para as lojas físicas.
  • Desconfie de preços muito baixos e de muitas vantagens em sites que você nunca comprou.
  • Observe se a plataforma tem selos de segurança para operações online. Geralmente estão no final da página inicial dos sites.
  • Verifique a reputação de lojas virtuais em órgãos de defesa do consumidor, como Procon ou em sites especializados, como o Reclame Aqui. Neles, é possível ver comentários de outros usuários e de clientes das lojas.
  • Não clique em links de ofertas desconhecidos, enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS.
  • Efetue as compras sempre em ambiente seguro, evitando redes públicas de lan house, que não oferecem proteção adequada.
  • Cuidado com compras através de redes sociais, quando os vendedores pedem pagamento apenas por transferência bancária ou pagamento de boleto.