IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Doria pretende privatizar e fatiar a Petrobras caso seja eleito presidente

Em entrevista, Doria, pré-candidato do PSDB a presidente, falou em fatiar a Petrobras - Divulgação/ PSDB
Em entrevista, Doria, pré-candidato do PSDB a presidente, falou em fatiar a Petrobras Imagem: Divulgação/ PSDB

Do UOL, em São Paulo

05/12/2021 13h12

Pré-candidato do PSDB a presidente, o governador de São Paulo, João Doria, indicou que, em uma eventual gestão sua, a Petrobras seria "fatiada".

"A ideia não é transferir um monopólio público para outro privado. Haverá uma modelagem bem feita e profunda para garantir que a Petrobras possa cumprir um novo papel em sua história nas mãos da economia privada", disse Doria ao jornal O Estado de S. Paulo. "Ela não terá o mesmo tamanho que tem hoje. Será fatiada."

Segundo Doria, as empresas que vencerem o leilão da Petrobras "terão que mensalmente aportar recursos a um fundo de compensação".

De acordo com Doria, esse fundo "será um colchão a cada vez que tivermos aumentos mais expressivos no barril de petróleo no plano internacional".

Até o final desta semana, Doria pretende anunciar quem serão os outros cinco membros do comitê econômico de sua pré-candidatura. O único integrante já conhecido é o secretário da Fazenda paulista, Henrique Meirelles (PSD), que já foi presidente do Banco Central e ministro da Fazenda.