PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

FAQ


Estar com covid e trabalhar remotamente: advogada aponta limites da prática

Do UOL, em São Paulo

07/01/2022 14h20Atualizada em 07/01/2022 22h51

Como posso pedir afastamento do trabalho após ser diagnosticado com a covid-19? Caso meu trabalho possa ser feito remotamente (home office), eu deverei trabalhar, mesmo infectado?

Estas foram algumas das dúvidas respondidos pela advogada trabalhista Karina Alves, que participou do mais novo quadro do UOL News - Tarde, programa do Canal UOL, em que telespectadores mandam perguntas para os entrevistados via canais do UOL.

Confira, abaixo, algumas das questões respondidas pela advogada:

Estou com covid-19. O que fazer em relação ao meu trabalho?

A chave é a comunicação com o empregador, segundo a advogada. Primeiro, se deve avisar o superior imediato, de preferência remotamente, sobre o diagnóstico. Depois, é hora de discutir como ficará o trabalho durante o tempo em que se está infectado.

"O importante é o trabalhador já estar testado e até atendido por algum serviço médico que possa indicar o grau do seu quadro — se ele é leve, se está mais agravado", disse Karina.

Por quanto tempo devo ficar afastado de rotinas presenciais?

Além da comunicação trabalhador-empregador, aqui entra um outro ponto: o diagnóstico para além do teste. Para Karina, é importante que o empregado procure um serviço médico para saber até que ponto a covid-19 o está limitando.

"O médico vai ter condições de indicar o tempo que ele (trabalhador) vai precisar estar em tratamento", disse a advogada. Em alguns casos, "será só aquele tempo básico para dissipar o risco de contaminação".

Em outros, porém, o quadro de covid-19 pode requerer um tempo de repouso em domicílio maior, tendo em vista sintomas mais fortes e possíveis sequelas. "Cada caso é um caso, e cada trabalhador terá a sua condição", pontuou.

Me sinto bem e posso realizar trabalho remoto. E agora?

Para Karina, se, ao se consultar com o médico, o trabalhador receber a orientação de apenas ficar em casa para cortar possíveis canais de transmissão da covid-19 e se cuidar, é possível que o trabalho remoto seja realizado, caso seja possível.

Ainda assim, a advogada apontou, novamente, a necessidade de comunicação entre trabalhador-empregador, de forma a achar o caminho mais conveniente para ambos.

Não estou com sintomas. Posso trabalhar presencialmente?

Nada de trabalho presencial, mesmo para aqueles assintomáticos — que, mesmo sem sintomas, podem acabar transmitindo a doença, apontou.

"Mesmo com uso de máscara e álcool em gel, ele (trabalhador) pode ser um perigoso contaminador para aquele ambiente", ressaltou, destacando os riscos de surtos em empresas e problemas para o empregador na Justiça, caso ações do tipo sejam tomadas.

"A Justiça do Trabalho não dará trégua para o empregador que, de forma não razoável, determina a presença de pessoas contaminadas [em ambientes de trabalho]", afirmou.

PUBLICIDADE