IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Após paralisação, peritos do INSS pedem reunião com ministro

Após uma paralisação de 24 horas dos peritos médicos do INSS, a ANMP pediu ao Ministério do Trabalho uma reunião presencial com o ministro Onyx Lorenzoni - MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO
Após uma paralisação de 24 horas dos peritos médicos do INSS, a ANMP pediu ao Ministério do Trabalho uma reunião presencial com o ministro Onyx Lorenzoni Imagem: MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 10h51Atualizada em 01/02/2022 11h39

Após uma paralisação de 24 horas dos peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) pediu ao Ministério do Trabalho e Previdência uma reunião presencial com o ministro Onyx Lorenzoni. É a terceira vez que a entidade sugere o encontro.

A mobilização dos médicos peritos aconteceu após tentativas frustradas de negociação com o governo federal. A categoria reivindica aumento de 19,99% e melhores condições de trabalho.

Segundo a ANMP, cerca de 90% dos servidores paralisaram suas atividades em protesto, mas as perícias médicas foram retomadas na manhã de hoje.

A reunião com o ministro Lorenzoni, defende a entidade, é uma tentativa de evitar o agravamento da insatisfação dos peritos médicos e para amenizar o prejuízo aos segurados.

No ofício, a ANMP diz que, caso o pedido não seja atendido, os servidores não descartam a possibilidade de endurecer o movimento. A entidade afirma que suas reivindicações são ignoradas pelo governo federal desde setembro de 2020.

Em agosto de 2021, o ministro Onyx Lorenzoni recebeu a diretoria da ANMP para discutir as demandas. Na ocasião, ele se comprometeu expressamente a restabelecer o diálogo, mas "nenhuma ação foi tomada e a situação caótica que assolava a categoria não apenas se manteve, como foi profundamente agravada", diz a ANMP.

Entre as reivindicações dos peritos médicos, estão:

  • Recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022 (19,99%);
  • Fim da "teleperícia" (Perícia Médica com Uso de Telemedicina ou Teleavaliação) e de análises documentais como o "DOCMED";
  • Promoção imediata de concurso público para a recomposição dos quadros da Carreira, cuja defasagem chega a 3.000 (três mil) servidores;
  • Fixação do número máximo de 12 atendimentos presenciais como meta diária.

Como remarcar perícia médica

Trabalhadores afetados pela paralisação dos peritos médicos precisarão comparecer novamente na agência na data definida para o novo atendimento.

O INSS informou que os servidores das agências remarcam os atendimentos para a data mais próxima. Segundo o órgão, o trabalhador não precisa solicitar a remarcação. O segurado pode confirmar a nova data e horário da sua perícia pelo telefone 135 ou pelo site ou aplicativo Meu INSS, informou o INSS em São Paulo.

A ANMP estima que cerca de 25 mil atendimentos foram afetados.