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Após 'golpe da fruta', Procon-SP apura denúncias sobre 'golpe da mortadela'

11. Mercado Municipal de São Paulo - Reprodução/SPTuris
11. Mercado Municipal de São Paulo Imagem: Reprodução/SPTuris

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 17h41

Após o chamado "golpe da fruta", o Procon-SP disse hoje que também investiga a prática envolvendo a suposta venda de mortadela de qualidade inferior no Mercadão Municipal de São Paulo. A apuração acontece após denúncias feitas por clientes do local.

Segundo o órgão, comerciantes estariam anunciando a venda do sanduíche de mortadela de uma marca reconhecida pela boa qualidade, mas, no fim, eles acabam vendendo o produto de uma inferior, com uma mortadela já cortada.

Recebemos também denúncia com esse teor e iremos verificar nas próximas operações. A qualidade do produto vendido deve ser a mesma que o estabelecimento informa ao público. Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP

O Procon-SP esteve hoje no Mercado Municipal de São Paulo para apurar também denúncias de consumidores sobre o "golpe da fruta".

Os comerciantes são acusados de oferecer degustação grátis de frutas sem revelar o preço do quilo e de superfaturar o valor. Depois, quando o cliente aceita comprar o produto, é informado o preço total, de R$ 100 a R$ 1.200. Quem se recusa a pagar seria ofendido com gritos e xingamentos. Muitos ficam constrangidos e acabam comprando, dizem os clientes.

Os fiscais verificaram pelo menos 17 estabelecimentos —apesar de não flagrar a prática, onze locais foram autuados por outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

"Hoje realizamos uma fiscalização caracterizada, em que os fiscais estão identificados com os coletes, apresentaram suas credenciais etc. Mas continuaremos a monitorar a situação e voltaremos à paisana para apurar se os locais insistem na prática que ficou conhecida como 'golpe da fruta'", acrescentou o diretor executivo.

Em nota ao UOL enviada no fim de semana, a concessionária Mercado SP, que administra o local, informou que estava tomando as providências em relação às denúncias. A concessionária colocou à disposição o e-mail sac@mercadospspe.com.br para a indicação de eventuais abusos cometidos por comerciantes.