IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É possível ter independência financeira aos 13 anos, como disse Jade Picon?

Fala de Jade Picon, última participante a ser eliminada do "BBB 22", repercutiu nas redes sociais - Reprodução/Globoplay
Fala de Jade Picon, última participante a ser eliminada do "BBB 22", repercutiu nas redes sociais Imagem: Reprodução/Globoplay

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 04h00Atualizada em 11/03/2022 11h46

Última eliminada do BBB 22, a influenciadora Jade Picon foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta semana, após anunciar que conquistou sua independência financeira aos 13 anos. Hoje, aos 20, Jade já é milionária, acumula mais de 18 milhões de seguidores no Instagram e até já deu aulas de educação financeira para os fãs no YouTube.

Mas é possível ser independente financeiramente tão cedo, como disse a influenciadora? Se sim, como chegar lá? Especialistas ouvidos pelo UOL responderam a essas e outras dúvidas.

O que é independência financeira?

Em primeiro lugar, é preciso explicar que independência é diferente de autonomia financeira —conceito que se aplica melhor à versão adolescente de Jade Picon, segundo Jhon Wine, educador financeiro da Dsop e vice-presidente da Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira).

"Acredito que, quando ela [Jade Picon] disse que conquistou a independência financeira aos 13, ela quis dizer que não dependia mais dos pais", explica.

Ela até poderia ser independente financeiramente, mas acho que ela quis dizer que pagava suas contas, comprava suas coisas, e isso é autonomia financeira. Um jovem de 16, 17 anos, pode ter autonomia financeira, e isso não é tão incomum.
Jhon Wine, educador financeiro da Dsop

Já independência financeira é um conceito mais amplo, que se refere à situação em que uma pessoa tem um patrimônio capaz de lhe gerar uma renda suficiente para que consiga pagar todas as suas contas e viver bem.

Na prática, ser independente financeiramente é alguém que pode dizer: "Se amanhã eu não ganhar mais nada, com o dinheiro que acumulei até hoje ainda posso manter o padrão de vida que tenho por tempo indeterminado", de acordo com Wine.

Questão de perspectiva

A ideia, porém, é subjetiva. Ser independente financeiramente não quer dizer, necessariamente, que você é milionário como Jade Picon, mas sim que o dinheiro que você já tem consegue bancar seu padrão de vida atual, mesmo que eventualmente você perca seu emprego, por exemplo.

"Imagina uma pessoa que viva numa chácara, no interior do Brasil, com uma renda fixa de R$ 2 mil por mês. Ela cria animais, então tira toda sua alimentação dessa chácara, e consegue comprar tudo que falta e viver bem com esses R$ 2 mil. Ela é independente financeiramente. Agora, se eu preciso morar em Alphaville (SP), pagar faculdade de Medicina para um filho, escola particular para outro filho? Aí vou precisar de um patrimônio muito maior", declara Wine.

[Ser independente financeiramente] Não é sobre a quantidade de dinheiro que você tem, e sim sobre a renda que ele gera e seu padrão de vida.
Jhon Wine, educador financeiro da Dsop

Como chegar lá?

O grande segredo para conquistar a independência financeira é conseguir incluir o hábito da poupança na rotina, de acordo com Letícia Braga, gerente de educação financeira do PagBank. Ela cita como obstáculo o fato de que a maior parte das pessoas deixa para guardar dinheiro apenas no final do mês, quando na verdade o ideal era fazê-lo logo depois de receber o salário, e antes de gastá-lo.

"O que a gente precisa entender, internalizar, é que a independência financeira depende de guardar dinheiro. O que seria o racional? Recebo o salário, reservo um pouco do dinheiro e aí sim eu gasto. Assim você consegue formar essa reservinha, que com o tempo vai te fazer chegar lá [independência financeira]", diz.

Questionada se é possível alcançar a independência financeira aos 13 anos, como Jade, Letícia diz que sim. Já Jhon Wine reforçou ser pouco provável, uma vez que o caso da influenciadora é "um ponto fora da curva".

"A vida que ela [Jade] tem é uma grande ilusão, em todas as áreas. Quantos jogadores de futebol, por exemplo, ganham milhões de reais? Quantos atores fazem filmes de Hollywood? Quantos jornalistas se tornam âncoras do Jornal Nacional? Pouquíssimos, uma minoria. Mas você não precisa ser o [Lionel] Messi, o Keanu Reeves ou o [William] Bonner para ter uma vida financeira bem equilibrada", ponderou o educador financeiro.

Ajuda da família

Logo depois que Jade comentou sobre sua independência financeira precoce, as redes sociais atribuíram a conquista a sua família: o irmão Leo Picon também é influenciador e tem uma marca de roupas, a Just Approve, enquanto o pai, Carlos Picon, é empresário do ramo de mármores, granitos e pedras. Ele é separado da mãe de Jade e Leo, a engenheira agrônoma Monica Santini Froes.

Os dois especialistas ouvidos pelo UOL concordam que uma base familiar mais abastada ajuda, mas não é fator determinante para chegar à independência financeira.

"Não conheço muito da história da família da Jade. Claro que ser de uma família rica facilita absurdamente, mas sei de casos de crianças de 10 anos, de adolescentes de 15 anos, que conseguiram fazer uma boa poupança mesmo sem recursos iniciais. Então não necessariamente você precisa nascer em berço de ouro", afirma Letícia, que já deu aula de educação financeira para crianças e adolescentes.

A Jade tinha o mínimo, mas o canal dela para chegar a essa independência financeira, usando as redes sociais e tudo mais, foi ela quem construiu.
Letícia Braga, gerente de educação financeira do PagBank

"Essa base, no mínimo, não atrapalha, né?", brinca Wine. "Foi o que deu tranquilidade para que ela fosse criativa, fizesse tudo que tem que fazer. Mas com educação financeira de base, desde criança, você pode ser independente financeiramente. Não de uma maneira igual à da Jade, que é um ponto fora da curva. A não ser que você ganhe na Mega-Sena, mas a gente tem que contar com aquilo que está nas nossas mãos."