PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Economia da emoção e novas experiências de compra: 6 insights do SXSW 2022

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/03/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (18/03) da newsletter Mídia e Marketing. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

A cidade de Austin, nos Estados Unidos, recebe até 20 de março mais uma edição do South by Southwest (SXSW), referência global em inovação e criatividade.

Subdividido em quatro festivais, o evento revela em primeira mão novos estudos, produtos e talentos, aponta tendências e provoca reflexões sobre grandes desafios contemporâneos.

A programação ainda tem conferências, debates e feiras, além de um roteiro cultural, passeando por cinema, música e comédia.

Entre as milhares de horas de conteúdo e networking, a equipe do UOL presente no Texas separou seis insights sobre o evento deste ano. Confira:

Nova experiência de compra

No varejo, o cruzamento de informações de moda e beleza com as plataformas de VR (realidade virtual) é uma das novidades. Esse cruzamento de dados guiará o novo tipo de consumo online desejado pelas pessoas no mundo pós-pandemia (Karen Cunsolo, gerente geral do UOL Content_LAB, sobre as palestras da Perfect, plataforma de IA).

Criação deve mirar 'economia da emoção'

A 'economia da emoção' é essencial para áreas de criação, principalmente para fixar nos cérebros dos consumidores mensagens, que podem ser passadas em diferentes ritmos, narrativas e padrões de conteúdo. Além disso, recursos como metáforas e paralelos podem ajudar a audiência a criar imagens mentais mais próximas dela (Carolina Braga, gerente de Planejamento e Insights do UOL, sobre o painel da Carmen Simon, neurologista cognitiva na Corporation Visions).

Audiência = qualidade + talentos

Quando há grandes picos de notícias (como a guerra Rússia x Ucrânia), a audiência já sabe onde procurar conteúdo. Mas como sustentar uma audiência fiel fora desses grandes momentos? Unindo qualidade a talentos (Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, sobre as palestras de CNN, VOX Media e Axios).

Evolução da XR em storytelling

A imersão na XR (ou realidade estendida) é um dos temas que mais fazem sucesso no SXSW. A evolução técnica da realidade virtual e da realidade aumentada numa nova realidade estendida garante uma maior experiência imersiva aos consumidores. As marcas poderão utilizar recursos que vão transitar de entretenimento a experiências em eventos históricos importantes, por exemplo (Karen Cunsolo, sobre as ativações de XR).

Conexão na adversidade

O excesso de resiliência pode colocar a população em situações de "ultratolerância" —desmoralizantes, que podem fazer mal para corpos e mentes. A saúde mental precisa ser mandatória no estágio atual da humanidade. Em momentos de adversidades, conectar-se com outras pessoas, em busca de colaboração e cocriação, é o ideal. (Carolina Braga, sobre o painel de John Maeda, vice presidente da Everbridge).

Não se case com nenhuma plataforma

A plataforma LKT, voltada para creators commerce, foi eleita pela Fast Company como uma das mais inovadoras do varejo. A influenciadora Amber Venz Box, CEO do aplicativo, mostrou durante o evento o quanto é importante pensar em conteúdos e novas estratégias para diversas redes. Precisamos estar dispostos a trabalhar em todas as plataformas em conjunto com nossas marcas (Karen Cunsolo, sobre o painel da influenciadora e CEO da LKT, Amber Venz Box).