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Brasileiros provocam bilionários no espaço com camiseta livre para copiar

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Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/04/2022 08h01

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A marca de roupas Oriba, em parceria com as empresas Cataguases e Dalila, anunciou o lançamento do "Traje Terrestre": uma camiseta simples, produzida com algodão 100% orgânico brasileiro.

O lançamento, na verdade, é uma ação que pretende chamar a atenção para o fato de bilionários investirem milhões de dólares indo para o espaço, enquanto a Terra perde seus recursos naturais.

Na semana que vem, três empresários e um ex-astronauta da Nasa decolarão rumo à Estação Espacial Internacional, naquela que será a primeira missão espacial com tripulação totalmente privada, sem astronautas de entidades como a Nasa.

"Já existe vida no espaço, e é aqui. Para que irem procurar em outro lugar?", declara Paulo Moreira, sócio da Oriba.

'Por baixo do traje espacial, usam camiseta branca'

O insight para a ação veio dos trajes espaciais, que custam quase US$ 200 mil cada um (cerca de R$ 950 mil).

"Por baixo do traje especial usado pelos astronautas, provavelmente todos estarão com uma camiseta branca. A campanha pretende ser uma provocação à indústria da moda como um todo. Hoje parece que todo mundo fala de ESG, de práticas de sustentabilidade. Mas, por mais que a gente bata todas as metas, estamos aquecendo mais o mundo", afirma Rodrigo Otani, outro sócio da marca.

A iniciativa pretende fomentar a produção do algodão orgânico brasileiro, ainda pouco valorizada, facilitando o acesso a todas as marcas interessadas em fabricar seus próprios "trajes terrestres".

Para isso, a Oriba fez um site onde disponibilizou o passo a passo (blue print) de como produzir uma camiseta de algodão orgânico brasileiro de forma sustentável, tornando o produto um dos primeiros de código aberto (open source) na moda nacional.

Campanha tem provocação a bilionários

A concepção e a estratégia de lançamento do "Traje Terrestre" foram criadas pela AKQA e Magma. A campanha de comunicação tem um vídeo-manifesto, além de ações nas redes sociais, convidando outras marcas a se envolver no movimento.

Além disso, foram criados pequenos filmes que podem ser enviados para os bilionários Elon Musk (fundador da Tesla e da SpaceX), Jeff Bezos (CEO da Amazon) e Richard Branson (do Grupo Virgin). Somadas, as fortunas dos três chegam a US$ 480 bilhões (ou R$ 2,27 trilhões). Veja um deles:

"Todo dia, os bilionários escolhem não acabar com a fome do mundo. Divulgar a fórmula da camiseta não é uma inovação disruptiva: é apenas uma maneira de se criar um atalho para que pessoas e marcas possam fazer igual
Paulo Moreira, da Oriba

As camisetas podem ser compradas no site da iniciativa por R$ 110. Todo o lucro das vendas será doado para a Associação das Labirinteiras de Chã dos Pereiras, na Paraíba.