IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Polícia faz operação contra grupo que enganava investidores de criptomoedas

Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação contra uma empresa que oferecia investimentos em criptomoedas com a promessa de rendimentos de até 30% ao mês - Dmitry Demidko/ Unsplash
Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação contra uma empresa que oferecia investimentos em criptomoedas com a promessa de rendimentos de até 30% ao mês Imagem: Dmitry Demidko/ Unsplash

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 10h49Atualizada em 04/04/2022 14h29

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou na manhã de hoje a Operação Aryan contra uma empresa que oferecia investimentos em criptomoedas com a promessa de rendimentos de até 30% ao mês. A investigação indica que milhares de pessoas foram enganadas.

A empresa foi aberta em fevereiro de 2021, segundo a Polícia Civil, mas os rendimentos foram pagos por apenas dois meses. Os sócios da consultoria diziam aos clientes que uma corretora bloqueou indiscriminadamente suas contas, impossibilitando os pagamentos.

A investigação de policias civis da 76ª DP de Niterói revelou que o bloqueio nunca existiu e que os valores disponíveis nas contas da empresa eram muito baixos. Nas contas particulares, os dois sócios da consultoria movimentaram mais de R$ 200 milhões, o que indica a prática de golpe financeiro.

Não é a primeira vez que os homens aplicam golpes financeiros. Um deles tem 30 anotações criminais por estelionato, organização criminosa, associação criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra a economia popular. Já o outro tem 24 anotações pelos mesmos crimes.

A polícia tenta cumprir dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos municípios de Niterói e São Gonçalo e na zona oeste da capital do Rio de Janeiro.