IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa Tem: Veja passo a passo para atualizar dados e pegar empréstimo

Aplicativo Caixa Tem: veja passo a passo para atualizar cadastro e pedir empréstimo - Viviane Lepsch/Zimel Press/Estadão Conteúdo
Aplicativo Caixa Tem: veja passo a passo para atualizar cadastro e pedir empréstimo Imagem: Viviane Lepsch/Zimel Press/Estadão Conteúdo

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

05/04/2022 04h00

Além de deixar o aplicativo do Caixa Tem atualizado para ter acesso ao novo empréstimo SIM Digital, que só é válido para pessoas que querem empreender, a Caixa Econômica Federal também pede que os dados dos clientes sejam atualizados. Desta forma, poderá fazer a aprovação automática do crédito.

O processo de atualização deve ser feito apenas pelo aplicativo de celular (que pode ser baixado pelo Google Play aqui). Dados atualizados na agência nem sempre garantem acesso a todas as funções do aplicativo, segundo o banco explicou ao UOL.

Portanto, tudo tem que ser feito pelo celular. Confira abaixo o passo a passo:

Baixe a versão mais atualizada

A primeira coisa que você deve se atentar é se a versão do aplicativo é a 1.57.1. O número pode ser visto logo quando você abre o app (veja no detalhe da imagem abaixo, em vermelho). Até a publicação desta reportagem, era a última lançada pela Caixa.

1º passo para atualizar o cadastro no Caixa Tem - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Assim que o aplicativo é aberto, há uma opção para atualização de dados, chamada "Atualize seu cadastro". A posição dela na tela pode variar dependendo do seu uso do aplicativo.

Caixa Tem: passo a passo para atualizar o cadastro (versão desktop) - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Antes do início da atualização, o aplicativo dá um lembrete sobre a necessidade de estar com um documento de identidade em mãos.

Atualização de dados

A janela seguinte pede a atualização do endereço. É possível que você tenha que completar o número da residência. Caso você tenha se mudado, é necessário clicar no botão "Meu endereço mudou". Aí, você digita o CEP, complementa o endereço e segue em "Sim, está correto".

Caixa Tem: 3º passo para atualizar o cadastro - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Na sequência, a Caixa quer saber se você nasceu no Brasil.

Na próxima janela, o aplicativo avisa que você vai ter que digitar dados sobre renda e patrimônio. Essas informações são cruciais para o próprio sistema analisar se você pode obter crédito de empréstimo (tanto pelo SIM Digital como pela modalidade tradicional)

A Caixa pergunta se você tem algum patrimônio, como casa, carro, moto ou dinheiro guardado em poupança.

Caixa Tem: 4º passo para atualizar o cadastro - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Logo depois, a pergunta é de onde vem sua renda. Aqui, apenas uma escolha pode ser feita. Se você tem trabalho com carteira assinada, deve escolher a primeira opção. Se trabalha de maneira informal ou é autônomo, a segunda. E a terceira é para quem só recebe benefícios dos governos estadual e federal.

Caixa Tem: 5º passo para atualizar o cadastro (versão desktop) - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Na janela seguinte, você precisa dizer o quanto você ganha. Caso tenha carteira assinada, é só digitar o valor do salário bruto, aquele que aparece no holerite sem os descontos. Se você for autônomo, o valor pode ser aproximado. A Caixa explicou ao UOL que não faz conferência desses dados, e que os números informados por você serão usados apenas para calcular quanto de empréstimo é possível obter e o valor máximo das parcelas.

No próximo passo, você precisa responder há quanto tempo recebe a renda. Isso também serve no cálculo das parcelas e do valor total do empréstimo

É pedido, logo após, que você diga quanto de patrimônio você tem. A Caixa também não faz conferência desses valores com nenhum outro órgão, e a quantia digitada também faz parte da base de cálculo de empréstimos.

Após tudo isso feito, uma janela aparece com todos os dados digitados para conferência. Caso alguma coisa esteja errada, é só clicar no botão "editar" que aparece no canto direito de cada um dos campos. Se tudo estiver certo, é só continuar.

Caixa Tem: 6º passo para atualizar o cadastro - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Atualização de documentos

Depois, é avisado que será o momento de tirar foto do documento e do rosto.

Você pode escolher se quer mandar foto do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É só clicar na opção desejada.

Caixa Tem: 7º passo para atualizar o cadastro - documentos - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Depois de escolher, o aplicativo dá dicas para tirar a fotos fotos dos documentos: ela não pode cortar o documento; você precisa verificar se os dados estão legíveis, ou seja, são possíveis de serem lidos; o local deve estar iluminado para a foto não ficar escura; e não se deve usar o flash da câmera, pois cria uma "bola de luz" em cima, o que pode impedir a visualização das informações.

Como tirar a selfie

Feito isso, o aplicativo avisa que é hora de tirar a selfie. As dicas aparecem na sequência: segurar o documento ao lado do rosto; não usar óculos ou chapéus; e tomar cuidado para não tampar o rosto com o documento.

Caixa Tem: 8º passo para atualizar o cadastro - selfie  - Divulgação/Caixa - Divulgação/Caixa
Imagem: Divulgação/Caixa

Depois disso, aparece a confirmação das duas fotos enviadas. Ao clicar em "continuar", você é redirecionado para a página principal do aplicativo.

Tudo isso feito, começa a contar o prazo de 10 dias. Essa quantidade de dias é para que as equipes de tecnologia possam analisar as fotos enviadas para confirmar se são mesmo dos usuários.

Como contratar o empréstimo?

Após análise do cadastro, o aplicativo vai informar se o crédito for aprovado. Depois da aprovação, você deverá seguir os seguintes passos:

Na tela inicial do Caixa Tem, selecione a opção "SIM Digital - Empréstimo Caixa Tem".

Nisso, vai aparecer uma tela parecida com a de um chat. Você seleciona a opção "Contratar Crédito CAIXA Tem".

Logo depois, responde à pergunta de como vai usar o dinheiro: se é para seu negócio ou uso pessoal.

Caixa Tem: contratação - 1º passo - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal
Imagem: Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal

Uma nova mensagem vai aparecer informando que você deve responder a algumas perguntas sobre crédito e empréstimo. Ao clicar em "continuar e responder", você segue para a tela seguinte.

A outra tela traz uma explicação sobre quais as perguntas serão feitas, especialmente porque a Caixa considera você "parceiro" do banco.

São 5 questões. Se você errar a resposta, pode voltar e escolher a opção certa.

Caixa Tem: contratação - 2º passo - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal
Imagem: Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal

Após as perguntas serem respondidas corretamente, é hora de escolher quanto quer emprestado, dentro do limite que será oferecido pela Caixa.

Em seguida, você escolhe a data de vencimento da parcela.

Na sequência, são oferecidas as condições de parcelamento. É só você rolar com o dedo na tela para escolher a que melhor se encaixa na sua condição financeira.

Caixa Tem: contratação - 3º passo - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal
Imagem: Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal

Finalizada essa etapa, o aplicativo mostra um resumo do que, até o momento, é uma simulação do seu empréstimo.

Todas as condições podem ser revistas clicando no botão "Mudar os valores".

Há a opção de selecionar o "seguro prestamista", que cobra R$ 30 a mais e garante quitação do empréstimo em caso de morte ou invalidez permanente.

Caixa Tem: contratação - 4º passo - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal - Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal
Imagem: Reprodução/Facebook/Caixa Econômica Federal

Se tudo estiver certo, a próxima janela mostra o contrato de crédito. Leia com atenção para entender todos os termos utilizados no documento.

Finalmente, é necessário que você digite sua senha do Caixa Tem

Isto feito, a janela volta para a conversa com a atendente virtual, que informa que deu tudo certo. Aí, é só esperar o dinheiro cair na sua conta — o que pode acontecer em até algumas horas.