IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco digital para crianças vence competição de startups; veja finalistas

Felipe Diesel, CEO do Yours Bank - Divulgação/ Gustavo Granata
Felipe Diesel, CEO do Yours Bank Imagem: Divulgação/ Gustavo Granata

Giuliana Saringer

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2022 16h55

O Yours Bank, banco digital brasileiro voltado para crianças e adolescentes, ganhou a competição de startups do South Summit Brasil, evento de inovação e tecnologia que aconteceu em Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6), no encerramento do evento.

A ideia do Yours Bank surgiu da vivência de Felipe Diesel, CEO da companhia, que atuou por 20 anos como professor. A startup foi criada há um ano em Santa Rosa (RS).

"Não somos só um banco. O banco é o que nós fazemos de mais fácil. Nós pensamos em toda a jornada do usuário, para que ele aprenda educação financeira enquanto usa [o aplicativo]", afirma Diesel. Para ele, o prêmio indica que a empresa está indo no caminho certo.

Além da categoria principal, houve ganhadores em outras quatro categorias. Eles levam para casa um troféu —não há prêmio em dinheiro.

Veja quem ganhou:

  • Vencedora da competição: Yours Bank
  • Startup mais escalável: Genially
  • Startup mais sustentável: SoluBio
  • Melhor time: Aprix
  • Startup mais inovadora/disruptiva: Pix Force

Ao longo dos três dias de evento (4 a 6 de maio), 40 startups apresentaram suas iniciativas a um grupo de jurados, composto por nomes como Bruna Travi, líder de inovação do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), e André Godoy, diretor superintendente do Sebrae do Rio Grande do Sul.

Essas 40 empresas estavam divididas em cinco áreas:

  • fintech e e-commerce
  • climatech (focada em soluções que reduzam o impacto ambiental)
  • futuro do trabalho
  • indústria 5.0
  • soluções digitais

Foram selecionadas duas de cada grupo, totalizando dez finalistas. Elas tiveram então uma nova chance de apresentar seus negócios nesta sexta, em três minutos, agora, no palco principal.

Saiba mais sobre as finalistas

  • Fintech e e-commerce:

VENCEDORA DA COMPETIÇÃO: Yours Bank (Brasil): Banco digital voltado para crianças e adolescentes. O responsável pode mandar dinheiro para a criança por meio de um aplicativo e acompanhar o extrato de gastos, enquanto a criança ou adolescente pode fazer compras, consultar saldo, extrato e definir objetivos financeiros. O Yours Bank ganhou a competição.

naPorta (Brasil): Empresa de logística que faz entregas em favelas onde os serviços convencionais não chegam. A naPorta também gera emprego na região, por meio da contratação de líderes operacionais e entregadores.

  • Climatech:

VENCEDORA DA CATEGORIA "MAIS SUSTENTÁVEL": SoluBio (Brasil): Empresa de agricultura tem como objetivo oferecer soluções mais sustentáveis e econômicas para a atividade rural. A SoluBio recebeu o prêmio de mais sustentável.

Therminer (Espanha): Companhia de soluções sustentáveis para data centers, pensando na redução do consumo de energia e eficiência energética.

  • Futuro do trabalho:

VENCEDORA DA CATEGORIA "MELHOR TIME": Aprix (Brasil): Busca aumentar a eficiência do setor de combustíveis e da indústria com soluções baseadas em ciência de dados. A Aprix foi considerada a startup com o melhor time.

Talent Academy (Brasil): De recursos humanos, a empresa se define como uma plataforma de desenvolvimento de pessoas e cultura. O trabalho da startup é melhorar a gestão de funcionários dentro das empresas.

  • Indústria 5.0:

VENCEDORA DA CATEGORIA "MAIS INOVADORA/DISRUPTIVA": Pix Force (Brasil): Criou um software, com base em inteligência artificial, para automatizar processos de inspeção virtual em indústrias, como gestão de ativos, controle de qualidade, segurança no trabalho e contagem de estoque. A Pix Force foi reconhecida como a startup mais inovadora.

Aiper (Brasil): Produz corantes biodegradáveis para as indústrias têxtil e de alimentos.

  • Soluções digitais:

VENCEDORA DA CATEGORIA "MAIS ESCALÁVEL": Genially (Espanha): Criou uma ferramenta interativa para criação de conteúdos visuais. A Genially levou o prêmio de startup mais escalável.

Trakto (Brasil): É uma solução digital voltada para criação de imagens e conteúdos como artes para redes sociais, currículos, e-books e apresentações. O usuário pode criar templates completamente personalizados ou usar os que já existem na plataforma.