Por que está cada vez mais difícil achar produtos com quantidades redondas?
Você já reparou que está cada vez mais difícil encontrar produtos com quantidades redondas nas prateleiras dos supermercados? O sabão em pó não é mais de um ou dois quilos, e a lata de ervilha não pesa mais 300 gramas.
Não é só impressão. A redução da quantidade de produto que vem nas embalagens é um dos efeitos diretos da aceleração da inflação, que criou um efeito chamado "reduflação".
"Para evitar aumento, a empresa fabricante mantém o preço, mas reduz a quantidade do produto vendido, o que na prática é um aumento no valor pago pelo consumidor", explica o economista e membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) Carlos Caixeta. "As empresas procuram evitar aumento de preços porque os produtos ficam menos competitivos, reduzindo as vendas e comprometendo sua saúde financeira."
O UOL percorreu alguns supermercados do interior de São Paulo e constatou várias alterações. Uma embalagem com ervilhas (conhecida como pouch), que pesava 300 gramas com líquido, agora pesa 260 gramas.
O biscoito tipo wafer, que antes vinha em uma embalagem com 200g, agora pesa 160g. Praticamente todas as marcas de sabão em pó vêm com 800 gramas. Algumas até criaram embalagens ainda menores, de 200 gramas a 400 gramas, com o argumento de que o uso é voltado para "pessoas que moram sozinhas".
Os rolos de papel higiênico —que, a propósito, agora vêm "amassados" para que as embalagens fiquem menores —têm de 5 metros a 10 metros menos do que antes.
Exemplos não faltam. Nas redes sociais, há várias reclamações sobre produtos que tiveram as quantidades reduzidas.
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