IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras fará reunião extraordinária hoje para discutir preços

Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro - Fernando Frazão/Agência Brasil
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/06/2022 15h19

Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Márcio Weber convocou uma reunião extraordinária, hoje, às 16h. O convite, enviado a outros 10 membros do grupo, diz que o encontro tratará do assunto "aumento de preços".

Os detalhes da pauta do evento não foram divulgados, mas a expectativa é que uma proposta para segurar o reajuste do preço dos combustíveis seja apresentada.

Apesar de o diesel e a gasolina estarem à venda no país por valores abaixo das cotações internacionais, a Petrobras sofre pressão do presidente Jair Bolsonaro (PL) para não aumentar os preços antes que esses produtos estejam isentos de impostos pelo governo.

Ontem, o Congresso aprovou um projeto que fixa um teto de 17% para o ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). Mas o texto precisa ser sancionado para entrar em vigor.

Com a alta do petróleo no mercado internacional, a valorização do dólar frente ao real e os combustíveis com preço abaixo do praticado no mercado internacional, empresas importadoras não conseguem competir com a Petrobras na venda de gasolina e de diesel. Por outro lado, o abastecimento do mercado interno também corre risco, já que só a Petrobras não consegue supri-lo com segurança.