Justiça suspende app criado pela prefeitura do Rio para competir com iFood
A justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão do funcionamento do aplicativo de delivery comida ''Valeu'', criado pela prefeitura do Rio para competir com empresas que dominam o setor, como iFood e Rappi. A decisão liminar é da juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública.
Para a magistrada, o app precisa ser regulamentado por lei, e não por decreto. A decisão também questionou a falta de concorrência pública para seleção e cadastro de estabelecimentos na plataforma.
''Parece-nos, à primeira vista, ter havido indevida intervenção na ordem econômica em condições não competitivas, adotando o réu modelo concorrencial incompatível com o texto constitucional. Neste sentido, o Iplan Rio, ao exercer uma atividade de forma gratuita ou a baixíssimo custo, aparentemente, está agindo prejudicialmente à livre concorrência'', diz o despacho.
A ação foi movida pelo vereador Pedro Duarte (Novo), que comemorou a decisão. Para o parlamentar, a prefeitura "se aventura a criar um app estatal de delivery" ao invés de buscar solução para "problemas urgentes na educação e saúde".
Procurada pelo UOL, a Procuradoria Geral do Município disse que ainda não foi intimada da decisão.
O "Valeu" foi lançado em março, com o objetivo de competir com empresas que dominam o setor, como Ifood e Rappi. À época do lançamento, a prefeitura afirmou que o aplicativo poderia gerar uma economia de até 20,5% para os restaurantes cadastrados na plataforma, em relação aos demais.
A plataforma foi idealizada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, por meio da Iplanrio (Empresa Municipal de Informática do Rio). O objetivo é aumentar os ganhos de bares, restaurantes e entregadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.