IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Importância da Caixa para o país é tocar programas como Auxílio Brasil

Especialistas dizem que a Caixa é um instrumento de execução das políticas públicas do país - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Especialistas dizem que a Caixa é um instrumento de execução das políticas públicas do país Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Giuliana Saringer

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 04h00

A Caixa Econômica Federal tem um papel social mais forte do que outros bancos, isso porque é responsável pelo pagamento de benefícios como o Auxílio Brasil e pelo gerenciamento de financiamentos imobiliários, principalmente para pessoas de baixa renda.

Essa relevância ajudou a ampliar ainda mais o impacto das denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente do banco Pedro Guimarães. Várias funcionárias disseram que ele tocava em partes íntimas delas durante a rotina de trabalho. Guimarães se demitiu na quarta-feira (29) e negou as acusações.

Caixa tem papel essencial em projeto de sociedade

Denise de Sordi, pesquisadora dos programas de pós-doutorado da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e do departamento de sociologia da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), afirma que o comando da Caixa é essencial para garantir que o governo construa o projeto de sociedade que considera mais adequado.

"Apesar de a Caixa ser um banco, é um instrumento central para gestão das políticas e programas sociais do país. A gestão está alinhada com um projeto político em curso no país", afirma Sordi.

Luciana Rosa de Souza, coordenadora do programa de pós-graduação em economia e desenvolvimento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que a Caixa nasceu para ser um banco que execute as políticas públicas do governo.

"Nesse sentido, a Caixa é excelente e imprescindível, por existir em vários municípios pequenos, distantes. Ela tem uma capilaridade importante que permite que as políticas públicas, especialmente de transferência de renda, cheguem ao seu objetivo principal, que são as pessoas que mais precisam e que estão mais distantes", afirma Souza.

Um dos benefícios de transferência de renda mais famoso é o Auxílio Brasil, pago a famílias de baixa renda pela Caixa.

Casa própria e inclusão financeira

Outro papel de destaque da Caixa é viabilizar financiamentos imobiliários, principalmente para pessoas de classes baixa e média.

A política de habitação da Caixa é imprescindível para o crescimento econômico do país. Ela é capaz de gerar emprego, renda, sem contar que a moradia própria traz mais segurança econômica e social ao brasileiro.
Denise de Sordi

A Caixa também tem um papel importante para incluir mais pessoas no sistema financeiro. "Com a criação de contas para pagamento dos benefícios, o banco deu mais autonomia aos beneficiários, que não precisam de um intermediário para receber o dinheiro", afirma Sordi.

O Auxílio Brasil, por exemplo, é depositado em contas digitais abertas automaticamente. Os beneficiários podem movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem ou em outra conta que já tenham na Caixa.

A Caixa também é responsável por gerir o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores, cuidando das contas e realizando pagamentos em situações autorizadas pela lei.