MG vai reduzir ICMS de gasolina, energia e internet para atender nova lei
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que o estado reduzirá a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre gasolina, energia elétrica, serviços de telefonia e internet. A decisão atende lei sancionada na semana passada que limita a alíquota do imposto sobre esses produtos e serviços, agora considerados essenciais. Segundo ele, a alíquota máxima será de 18%.
"Assino hoje o decreto que reduz o ICMS da gasolina, energia elétrica, serviços de telefonia e internet em Minas", escreveu Zema no Twitter. "O imposto da gasolina era 31%, energia elétrica 30% e comunicação 27%. Todos passarão para 18% em nosso Estado a partir de hoje", detalhou.
A redução da alíquota já foi anunciada em pelo menos mais três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
No dia 23 de junho, Bolsonaro sancionou uma lei que estabelece o teto de 17% a 18% na cobrança do tributo para itens como diesel, gasolina, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo.
A medida é uma tentativa do governo de controlar os preços dos combustíveis, que vêm crescendo e atingiram valores recorde. Apesar de o ICMS compor o valor dos combustíveis, ele não é o principal fator para o aumento. Dados oficiais mostram que o que mais pesou no aumento foram os reajustes feitos pela Petrobras.
*Com informações de Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.