Dinheiro no FGTS perdeu valor pela 1ª vez em 5 anos, comido pela inflação
O rendimento do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) em 2021 vai ficar abaixo da inflação pela primeira vez em cinco anos, desde 2016, de acordo com especialistas consultados pelo UOL. Na prática, significa que o dinheiro depositado no fundo perdeu valor no ano passado.
O Conselho Curador do FGTS anunciou que o fundo teve lucro de R$ 13,3 bilhões em 2021, dos quais serão distribuídos R$ 13,2 bilhões, o equivalente a 99%.
Com a distribuição, o rendimento total do FGTS será de 5,83% frente à inflação de 10,06% registrada em 2021.
O rendimento foi calculado por Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Anefac (Associação Nacional de Executivos), e por Regina Prataviera, planejadora financeira pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro).
O lucro é distribuído desde 2016 aos trabalhadores que têm conta no fundo. A distribuição aumenta a rentabilidade do FGTS.
Como funciona o rendimento do fundo? Hoje, o FGTS rende 3% ao ano, mais a taxa referencial (TR). Normalmente, o rendimento fica abaixo da inflação, mas depois da distribuição dos lucros, o valor sobe.
A Caixa empresta o dinheiro do fundo, a juros, para financiar projetos de habitação, saneamento e infraestrutura, o que acaba gerando lucro.
Essa distribuição do lucro acontece desde 2017, quando foi depositado o lucro referente a 2016, e sempre foi suficiente para dar ao FGTS um rendimento real, apesar de o ganho real encolher ano a ano.
No ano passado, o rendimento não foi suficiente para superar a inflação. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2021, índice que mede a inflação oficial do Brasil, fechou o ano a 10,06%.
Rendimento real vem encolhendo ano a ano
Veja qual foi o rendimento real (descontando a inflação) do FGTS desde 2016:
- 2016: 0,85%
- 2017: 2,64%
- 2018: 2,43%
- 2019: 0,59%
- 2020: 0,4%
- 2021: -4,23%
Quem recebe o lucro do FGTS? O lucro do FGTS é adicionado ao saldo das contas que existiam em 31 de dezembro de 2021. Ou seja, o trabalhador não recebe o dinheiro em mãos. Quem começou a trabalhar com direito a FGTS em 2022, por exemplo, não vai receber a distribuição dos lucros.
O depósito é proporcional ao montante que o trabalhador tinha até o último dia do ano passado. Os repasses vão valer para contas ativas e inativas no fundo.
As regras de saque do FGTS continuam as mesmas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, saque-aniversário ou os saques extraordinários autorizados pelo governo federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.