IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Site de venda de moedas comemorativas fica fora do ar; compradores reclamam

Embalagem da moeda comemorativa - Raphael Ribeiro/Banco Central
Embalagem da moeda comemorativa Imagem: Raphael Ribeiro/Banco Central

Do UOL, em São Paulo

27/07/2022 13h24

Usuários que tentam comprar as moedas comemorativas dos 200 anos da Independência do Brasil, lançadas ontem pelo BC (Banco Central), reclamam que a plataforma está fora do ar e eles não conseguem efetuar as compras.

De acordo com o BC, as moedas podem ser adquiridas no site do Clube da Medalha (www.clubedamedalha.com.br).

Os relatos nas redes sociais, porém, são de que o site não carrega, que só é possível criar a conta no endereço eletrônico e que, quando a jornada de compra chega à etapa de adicionar a moeda ao carrinho, a plataforma não avança aos passos seguintes.

"Simplesmente o site não carrega nada", afirmou um dos compradores no Twitter.

A reclamação de outro usuário do Twitter é de que ele tenta comprar o item desde as 15h de ontem. "Por favor, ajeitem o site do clube da medalha", pediu o comprador.

Além do mau funcionamento do site, alguns internautas também reclamaram do preço do frete para a entrega das moedas comemorativas.

"E nada do site do Clube da Medalha voltar. Além de não resolverem os fretes absurdos, agora nem o site funciona", publicou um deles.

Outro usuário do Twitter também criticou o fato de o site estar fora do ar, fazendo referência ao grito de Dom Pedro I que simboliza a independência do País. "Incompetência ou Morte", escreveu o internauta.

Por meio de nota, a Casa da Moeda do Brasil afirmou que "devido ao grande sucesso do lançamento das moedas comemorativas em alusão aos 200 Anos da Proclamação da Independência, o site do Clube da Medalha está apresentando instabilidade em razão do número de acessos recebidos".

"Nesse sentido, ratificamos que o link divulgado pelo Banco Central do Brasil está correto, destacando que mesmo diante da instabilidade apresentada no site, as vendas estão acontecendo. Nossas equipes permanecem trabalhando continuamente para mantê-las abertas à população", diz o comunicado.

O Banco Central lançou duas moedas comemorativas. Uma delas é de prata e a outra de cuproníquel - um tipo de liga de cobre e níquel -, com valor de venda ao público por R$ 420 e R$ 34, respectivamente. A segunda possui uma faixa nas cores verde e amarela. É a primeira vez que o Brasil tem moedas com detalhes coloridos.