IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Caixaça Econômica': Loja muda nome após ação de banco; veja como ficou

Novo letreiro de estabelecimento em Cariacica  - Arquivo pessoal
Novo letreiro de estabelecimento em Cariacica Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 19h44Atualizada em 19/08/2022 19h10

O comércio de bebidas alcoólicas em Cariacica (ES), que ganhou fama pelo trocadilho no nome com a Caixa Econômica Federal, mudou o letreiro do estabelecimento e agora se chama "Cachaça Econômica". A troca ocorreu após o banco notificar o empresário Adilson Ramos, 28, pedindo a mudança imediata do nome do estabelecimento exibido na fachada do local.

Anteriormente chamado de "Caixaça Econômica", a loja fez sucesso nas redes sociais depois que um usuário do TikTok gravou um vídeo na frente do estabelecimento, no dia 23 de julho, contando que havia chegado ao local acreditando que se tratava de um banco.

"Meus irmãos, eu perguntei: 'Luquinha, eu preciso depositar um dinheiro para um rapaz. Fazer um depósito. Onde é que tem um banco aqui?' E ele falou: 'Tem um banco ali' [aponta para o estabelecimento]. Aí eu vim aqui e olha o nome... Prestei atenção e o nome é 'Caixaça' Econômica", se diverte o homem, identificado como Werbeth Luis.

O vídeo acumulava mais de 2 milhões de visualizações, mas já foi removido da plataforma.

Ao UOL, Ramos contou que a visibilidade fez com que agentes da Caixa fossem até o local para fazer a solicitação — atendida pelo empresário, com a mudança da identidade visual. O banco explicou que a exigência se dá uma vez que a Caixa é "a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei 9279/96, Art.129 e Art.130."

caixa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Adilson Ramos, 28, ao lado da cachaça que vende na internet e do estabelecimento em Cariacica
Imagem: Arquivo pessoal

Em nota, a instituição ainda afirmou que "a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa."

Em vídeo publicado nas redes sociais, Ramos mostrou a nova fachada com o "CH" branco no lugar do "X" do negócio, agora, "Cachaça Econômica". "Queria agradecer do fundo do meu coração a cada pessoa que comentou, compartilhou, que se solidarizou com a nossa marca", disse.