IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Como vai ficar a libra esterlina com o rosto do rei Charles 3º?

Libras Esterlinas: O número exato de moedas de Eduardo 8º existentes é desconhecido, com a maioria tendo sido derretida pela Casa da Moeda Real após a abdicação do rei - Casa da Moeda Real
Libras Esterlinas: O número exato de moedas de Eduardo 8º existentes é desconhecido, com a maioria tendo sido derretida pela Casa da Moeda Real após a abdicação do rei Imagem: Casa da Moeda Real

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

13/09/2022 10h52

Com cerca de 30 bilhões de moedas com o rosto da rainha Elizabeth 2ª em circulação no Reino Unido, o Banco Central do país deve anunciar nas próximas semanas quando e como realizará o processo de transição para uma nova versão do dinheiro com a face do novo rei, Charles 3º.

Conforme manda a tradição, o monarca aparecerá gravado com o rosto virado para a esquerda nas peças metálicas, o lado oposto ao da Elizabeth. O processo de recolhimento e reemissão de novas moedas pode levar ao menos dois anos.

O que determina a posição do novo rei na moeda britânica? Desde o século 17, monarcas britânicos são representados nas peças de metal com o rosto voltado para a direção oposta à do antecessor imediato.

A exceção foi com Eduardo 8º, que preferia o seu lado esquerdo. O costume foi restaurado com Jorge 6º, pai de Elizabeth 2ª.

As moedas devem mudar obrigatoriamente? Não. Há a possibilidade de a Coroa Britânica decidir junto ao Banco Central manter em circulação o dinheiro com a face da rainha. De acordo com o Guinness World Records, Elizabeth 2ª aparece na moeda de ao menos 33 países, como Canadá, Jamaica e Nova Zelândia. Cada nação pode decidir por mudar ou não sua moeda por causa do novo rei do Reino Unido, a depender da legislação local.

Segundo a Casa da Moeda Real, o custo de produção delas pode mudar de acordo com cada valor de face e o material usado para confeccioná-las.

Os valores do processo de fabricação também mudam conforme a complexidade da moeda.

Consultada pelo UOL, a entidade não revelou quanto gasta para fabricar moedas: "Essas informações podem ser usadas para vantagem de concorrentes", informou.

As cédulas também vão mudar?

A rainha Elizabeth 2ª tem a face estampada nas cédulas da libra esterlina desde 1960. Para acompanhar a tradição e trocar todo o dinheiro em espécie por versões com o rosto do herdeiro do trono, o governo precisaria desembolsar o equivalente a R$ 3,5 bilhões, além submeter a alteração ao Palácio de Buckingham.

Contudo, a eventual mudança não será imediata por questões de logística — uma vez que o país já está em processo de troca do papel-moeda por notas feitas de plástico, mais duradouras — todas novas e com o rosto da monarca.

"Os retratos icônicos da rainha são sinônimos de alguns dos trabalhos mais importantes que fizemos. As notas atuais com a imagem de Sua Majestade, a rainha, continuarão a ter curso legal. Um novo anúncio sobre as notas existentes do Banco da Inglaterra será feito assim que terminar o período de luto", informou o Banco Central da Inglaterra.

Com a alteração, o dinheiro atual no Reino Unido perde o valor? Não. O processo de recolhimento e reimpressão de novas notas, além da cunhagem de novas moedas, pode levar ao menos dois anos. Todo o dinheiro atualmente usado no Reino Unido fica válido até segunda ordem. O processo de transição é gradual.

A nota com Churchill no verso foi introduzida em 13 de setembro de 2016, com uma tiragem inicial de 440 milhões de unidades (no valor de £ 2,2 bilhões), durante o período - Banco Central da Inglaterra - Banco Central da Inglaterra
A nota com Churchill no verso foi introduzida em setembro de 2016, com tiragem inicial de 440 milhões de notas (no valor de £ 2,2 bilhões)
Imagem: Banco Central da Inglaterra

A nota de £ 5 foi a primeira a ser lançada e começou a circular com o material em setembro de 2016. Winston Churchill, premiê do país durante a Segunda Guerra Mundial, estampa o verso.

A escritora Jane Austen é retratada atrás das notas de £ 10 de polímero. A de £ 20 traz um retrato do artista J.M.W. Turner. A nova nota de £ 50 mostra Alan Turing, um dos fundadores da ciência da computação e inteligência artificial, que foi um decifrador de códigos durante a Segunda Guerra Mundial.

As notas que saem de circulação têm no verso imagens do economista Adam Smith e dos inventores industriais Matthew Boulton e James Watt. Essas perdem o valor no fim deste mês.