IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mourão critica plano econômico de Lula: 'Estupro no orçamento'

Vice-presidente Hamilton Mourão em campanha ao Senado - Divulgação
Vice-presidente Hamilton Mourão em campanha ao Senado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/11/2022 15h15Atualizada em 03/11/2022 15h46

O vice-presidente da República e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) criticou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta das tentativas do núcleo petista de encontrar brechas no orçamento para manter o Auxílio Brasil no valor de R$ 600 mensais. Segundo ele, o petista estaria fazendo um movimento no Congresso para "fazer um estupro no orçamento de 200 bilhões de reais".

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Mourão também se opôs aos bloqueios feitos nas rodovias por bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições e opinou que o cerceamento do direito de ir e vir não seria legítimo. Ele rechaçou os pedidos de golpe militar ou intervenção das Forças Armadas, mas admitiu haver uma frustração com a eleição de Lula.

Sobre o orçamento, o general fez um balanço a partir de uma reportagem do Globo, em que um encontro da equipe de Lula com deputados é tratada. Aliados de Lula tratam o orçamento de 2023 como o primeiro grande desafio da transição, pois há incertezas sobre o real tamanho do rombo fiscal, assim como de que forma programas sociais como o próprio Auxílio ou a Farmácia Popular serão mantidos (ou reavidos, no caso do último).

Por hora, são estimados R$ 200 bilhões a mais do que o previsto nas contas públicas do próximo ano para fazer os programas continuarem funcionando.

"Agora, ele tem um pepinaço para descascar, não é? Que governar o Brasil não é uma coisa simples. Já tô vendo aí que tão fazendo um movimento no Congresso para fazer um estupro no orçamento de 200 bilhões de reais, é um problemaço o que o cara tem pela frente", afirmou em entrevista.

Pelo twitter, Mourão também fez a mesma crítica à equipe de Lula.

Nesta quinta (03), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) esteve na primeira reunião de transição de governo, em que o eleito para representar Lula se encontrou com membros do atual governo, especialmente Ciro Nogueira (Progressistas), atual ministro da Casa Civil.

Este ministério tem como função a articulação do governo com outros entes, principalmente o Congresso Nacional.

Gleisi Hoffman rebate declaração

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, criticou as falas de Hamilton Mourão. Segundo ela, a campanha de Lula estaria negociando "a pauta que interessa ao povo trabalhador".

Ela ainda questionou o vice-presidente sobre o porquê ele não ter questionado o orçamento secreto e o uso eleitoral das verbas públicas.