Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Políticos comentam eleição de Goldfajn para o BID: 'Vitória do país todo'

Economista Ilan Goldfajn também foi presidente do BC - Antonio Cruz/ Agência Brasil
Economista Ilan Goldfajn também foi presidente do BC Imagem: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

20/11/2022 14h51Atualizada em 20/11/2022 15h04

Políticos brasileiros comentaram nas redes sociais a eleição do economista brasileiro Ilan Goldfajn como novo presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) na manhã deste domingo (20).

Durante a assembleia que o oficializou como chefe da entidade, Goldfajn foi eleito com 80,1% dos votos. É a primeira vez que um brasileiro vai presidir a instituição, fundada em 1959 e com sede em Washington, nos Estados Unidos.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, parabenizou o economista pela vitória e atribuiu a eleição do brasileiro aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França.

"Pela primeira vez na história, o presidente do BID é brasileiro! Ilan Goldfajn foi eleito hoje para o comando do Banco. Parabéns ao novo presidente e também aos ministros Paulo Guedes e Carlos França pelo excelente trabalho de articulação para essa grande realização para o Brasil", publicou o ministro no Twitter.

O candidato brasileiro assume a presidência do BID ainda em 2022, por um período de cinco anos, depois de uma campanha marcada por disputa política e eleições antecipadas por um escândalo ético na gestão anterior.

Com elogios a experiência de quem "serviu a diversos governos e organismos internacionais", o ex-presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles também parabenizou Goldfajn e disse que sua eleição representa "uma vitória para o país inteiro".

"Felicitações ao amigo Ilan Goldfajn, primeiro brasileiro a comandar o BID. Sua eleição, com mais de 80% dos votos, é um reconhecimento à sua extrema capacidade e à experiência de quem serviu a diversos governos e organismos internacionais. É uma vitória para o País inteiro", escreveu.

"Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região", tuitou o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

O empresário João Amoêdo, ex-presidente do Novo, elogiou o economista brasileiro por "sua competência e seriedade".

"Tenho certeza que Ilan desempenhará com sucesso esta missão", disse.

A deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP) escreveu que Goldfajn é "um excelente profissional e fará a diferença".