Bolsonaro publica MP que dispensa processo seletivo para Censo 2022
O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou no DOU (Diário Oficial da União) de hoje uma medida provisória que autoriza a contratação de pessoal para a realização do Censo 2022 sem a necessidade de processo seletivo. A MP também autoriza que sejam convocados aposentados para os cargos.
Segundo a MP, a contratação de funcionários para o recenseamento é "para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público vinculada à realização do Censo Demográfico de 2022". O texto também determina que não haja diferença na contratação de aposentados na seleção dos profissionais.
Em outubro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) determinou que o prazo para a coleta de informações do Censo 2022 seria prorrogado até o início de dezembro devido à falta de profissionais para colher informações em certas regiões.
Dados do IBGE do início de outubro mostraram que, até o dia 2 daquele mês, haviam sido entrevistadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios, cerca de 49% da população estimada no Brasil. No Censo Demográfico de 2010, 86,9% da população já havia sido recenseada no mesmo período.
Até o dia 19 de novembro, 154.265.803 pessoas haviam sido entrevistadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.