IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Black Friday gera memes e reclamações nas redes: 'Mesmos preços'

Memes do Julius, personagem de "Todo Mundo Odeia o Chris", voltaram a ser compartilhados nesta Black Friday - Reprodução/Twitter
Memes do Julius, personagem de 'Todo Mundo Odeia o Chris', voltaram a ser compartilhados nesta Black Friday Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/11/2022 09h28Atualizada em 25/11/2022 11h12

A Black Friday, um dos dias mais aguardados do ano por lojistas e consumidores, segue inspirando memes e sendo motivo de reclamações nas redes sociais. Entre os posts, há queixas de que os produtos continuam caros e de que os descontos ou não são reais, ou são irrisórios.

Como de costume, a internet deu um grande destaque para Julius, personagem do ator norte-americano Terry Crews na série "Todo Mundo Odeia o Chris", conhecido por se recusar a gastar dinheiro. "Se não comprar nada, o desconto é maior", diz uma das imagens mais populares.

Um monitoramento feito pelo Reclame Aqui mostrou que, das 12h de quarta-feira (23) até as 6h desta sexta (25), os consumidores já registraram 5.447 reclamações referentes a Black Friday. Em 2021, neste mesmo período, a quantidade de registros foi um pouco maior: 5.678.

O principal motivo das reclamações dos consumidores é a propaganda enganosa, com 16,94% dos registros, ainda segundo o Reclame Aqui. Depois, vem o atraso na entrega, com 16,58%.

"Minha televisão estragou e está sem conserto, então estou pesquisando uma nova há dias. Esperei hoje e adivinha? Todas com os mesmos preços ou até mais altos", criticou um usuário do Twitter, citando ainda o termo "black fraude", que se popularizou no Brasil.

"Hoje um supermercado anunciou 'ofertas de Black Friday' e a cerveja tá 30 centavos mais cara do que ontem", escreveu outro perfil.

Há ainda quem não esteja conseguindo aproveitar os (supostos) descontos por uma questão financeira pessoal, o que também gerou memes.

Veja:

Expectativa x realidade

"Como eu queria estar nessa Black Friday x como eu estou"

"Mais uma Black Friday sem comprar nada. Nunca foi autocontrole, sempre foi pobreza"

A Black Friday tá aí para humilhar e mostrar que nem com desconto eu consigo comprar. Sextou, sim; 'dinheirou', não"

Desconto fantasma?

"Fui toda feliz olhar o preço das coisas por causa da Black Friday, mas tá tudo normal"

"Black Friday no Brasil é tipo tudo pela metade do dobro"

Existe alguma coisa mais barata nessa Black Friday mesmo ou é meme? Porque tudo o que eu salvei pra olhar tá o mesmo preço ou mais caro"