Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Petrobras aceita renúncia de Caio Andrade e nomeia presidente interino

Do UOL, em São Paulo

04/01/2023 10h05

A empresa emitiu um comunicado hoje com a confirmação da renúncia de Caio Paes de Andrade. O mandato do agora ex-presidente da estatal ia até abril.

Com o encerramento antecipado do mandato de Paes, foi nomeado um presidente interino da empresa, João Henrique Rittershaussen. Ele é diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e ficará no cargo até a eleição e posse de um novo presidente.

O governo Lula (PT) indicou o senador Jean Paul Prates para o comando da Petrobras.

Quem é Caio Paes de Andrade?

E quem é o presidente interino?

  • Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d'Administration des Affaires) na França.
  • Ele atua na Petrobras há 35 anos
  • Já foi Gerente Executivo de Sistemas de Superfície e, desde novembro de 2018, tornou-se Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia

Nome indicado por Lula será avaliado pela empresa

Jean Paul Prates foi indicado por Lula para comandar a estatal e o nome será submetido ao processo de governança interna, conforme informou a empresa.

A indicação seguirá a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade. A avaliação do mercado é que a indicação de Prates será aprovada sem dificuldades.

"Fatos julgados relevantes serão posteriormente divulgados ao mercado", concluiu a Petrobras, no comunicado divulgado nesta quarta-feira.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Caio Paes de Andrade foi o quarto, não o terceiro presidente da Petrobras sob o comando de Bolsonaro; a informação inicial foi corrigida