Petrobras aceita renúncia de Caio Andrade e nomeia presidente interino
A empresa emitiu um comunicado hoje com a confirmação da renúncia de Caio Paes de Andrade. O mandato do agora ex-presidente da estatal ia até abril.
Com o encerramento antecipado do mandato de Paes, foi nomeado um presidente interino da empresa, João Henrique Rittershaussen. Ele é diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e ficará no cargo até a eleição e posse de um novo presidente.
O governo Lula (PT) indicou o senador Jean Paul Prates para o comando da Petrobras.
Quem é Caio Paes de Andrade?
- Ele foi o quarto presidente da Petrobras no governo Bolsonaro, e entrou em meio a pressões feitas pelo ex-presidente para que a empresa não aumentasse o preço dos combustíveis.
- Caio Paes de Andrade irá assumir a secretaria de Gestão e Governo Digital no governo de São Paulo, sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
E quem é o presidente interino?
- Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d'Administration des Affaires) na França.
- Ele atua na Petrobras há 35 anos
- Já foi Gerente Executivo de Sistemas de Superfície e, desde novembro de 2018, tornou-se Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia
Nome indicado por Lula será avaliado pela empresa
Jean Paul Prates foi indicado por Lula para comandar a estatal e o nome será submetido ao processo de governança interna, conforme informou a empresa.
A indicação seguirá a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade. A avaliação do mercado é que a indicação de Prates será aprovada sem dificuldades.
"Fatos julgados relevantes serão posteriormente divulgados ao mercado", concluiu a Petrobras, no comunicado divulgado nesta quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.