IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Americanas também é dona de Submarino e Shoptime; conheça todas as marcas

Americanas SA também é dona de outras marcas; após empresa divulgar um rombo de R$ 20 bilhões, CEO renunciou - Shutterstock
Americanas SA também é dona de outras marcas; após empresa divulgar um rombo de R$ 20 bilhões, CEO renunciou Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

12/01/2023 15h56Atualizada em 18/01/2023 11h59

Além das Americanas.com e das Lojas Americanas, a Americanas S.A. também é dona do Submarino, do Shoptime e várias outras marcas. Na quarta (11), o presidente da empresa, Sergio Rial, pediu demissão após a identificação de um rombo de R$ 20 bilhões.

Conheça todas as empresas do grupo:

Americanas S.A.

  • 53 milhões de clientes ativos no 3º trimestre de 2022
  • 1,72 bilhão de produtos vendidos
  • 487 milhões de transações
  • Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 582,3 milhões; em comparação com o mesmo período de 2021, houve queda de 21,6%

Americanas.com

É a maior loja online do Brasil, com site, aplicativo para celular e quiosques de venda localizados em lojas físicas.

  • No 3º trimestre de 2022, a Americanas.com teve queda de -14,4% na comparação com o mesmo período de 2021
  • Em relação ao 2º trimestre de 2022 , o recuo foi de 10,7%
  • A empresa atribuiu o resultado à decisão de ser "menos agressiva" nos produtos mais caros, como eletrônicos, cujas vendas caíram 19,6% no período

Submarino

Um dos principais e-commerces do país. Antes, pertencia à B2W, que se fundiu com as Lojas Americanas em 2021, dando origem à Americanas S.A.

Shoptime

É o maior canal de venda de itens para casa da América Latina, segundo a Americanas S.A. Também pertencia à B2W até 2021.

Americanas Empresas

E-commerce de vendas B2B — isto é, de empresas para empresas — da Americanas S.A.

Lojas Americanas

A marca mais conhecida da Americanas S.A. Cada loja tem área de vendas média de 1.000 m² e oferta de até 60 mil itens, segundo a empresa.

  • Foi fundada em 1929
  • Receita bruta das lojas físicas cresceu 12,4% no 3º trimestre de 2022
  • Ao todo, são 1.803 unidades

As lojas físicas têm assumido um protagonismo ainda maior no relacionamento com o cliente e estão se convertendo em verdadeiros hubs de experiência.
Trecho de balanço da Americanas S.A.

Americanas Express

Criada em 2001, é uma versão menor das Lojas Americanas. Cada loja conta com área de vendas média de 400 m² e oferta de até 15 mil produtos.

Local

São as lojas de conveniência das Americanas. Criadas em 2017, têm área de vendas média de 100 m², reposição diária de estoque e oferta de até 3.000 produtos.

Vem Conveniência

É uma joint venture formada em 2022 por Americanas S.A. e Vibra Energia (ex-BR Distribuidora). No 3º trimestre de 2022, segundo a empresa, havia 1.300 lojas da Vem em todo o país.

Grupo Uni.co

É a dona das marcas Puket, Imaginarium e Love Brands e foi comprada em 2021 pela Americanas S.A. Hoje, conta com 419 lojas no Brasil.

Hortifruti Natural da Terra (HNT)

Maior rede varejista de frutas, legumes e verduras do Brasil, o Natural da Terra foi comprado em novembro de 2021 pela Americanas S.A.

  • No 3º trimestre de 2022, a receita bruta total do HNT cresceu 7% frente ao mesmo período de 2021
  • Rede conta atualmente com 79 lojas físicas em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), além de oferecer vendas online

Ame e Ame Go

Fintech e plataforma de negócios mobile que já ultrapassou 17 milhões de downloads, de acordo com a Americanas SA.

  • Ebitda atingiu R$ 41,5 milhões no 3º trimestre de 2022
  • No mesmo período, o lucro líquido chegou a R$ 20,2 milhões
  • Cartão de crédito Ame superou a marca de 2,1 milhões de emissões

Let's

É uma plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Americanas. O objetivo da Let's é "otimizar a integração das plataformas físicas e digital", desde o recebimento do pedido até a entrega.

+AQUI

É a plataforma responsável pela gestão e promoção de serviços da Americanas, oferecendo aos clientes crédito, seguros, cartões de conteúdos e venda assistida.