IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Loja da Livraria Cultura na Paulista é esvaziada após falência; veja

10.fev.2023 - Livraria Cultura é esvaziada após Justiça decretar falência - Reprodução/Twitter
10.fev.2023 - Livraria Cultura é esvaziada após Justiça decretar falência Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/02/2023 22h25Atualizada em 10/02/2023 22h25

Internautas publicaram fotos e vídeos de caixas de livros sendo retirados da sede da Livraria Cultura, na Avenida Paulista.

Ontem, a Justiça de São Paulo declarou a falência da rede de lojas, após a empresa falhar em seguir os passos da recuperação judicial pedida em 2018.

O colunista Fefito, do UOL, também visitou a loja da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista.

A orientação para os funcionários, disse uma das atendentes, era vender o máximo possível do estoque ainda exposto.

Juiz lamenta decisão por falência

A Justiça entendeu que a Livraria Cultura não cumpriu com compromissos da recuperação, e que, dessa forma, não tem mais como pagar as dívidas tanto aos credores quanto à administradora judicial.

Na sentença, o próprio juiz lamentou o ponto de não retorno das finanças da Cultura.

É notório o papel da Livraria Cultura, de todos conhecida. Notória a sua (até então) importância, e não apenas para a economia, mas para as pessoas, para a sociedade, para a comunidade não apenas de leitores, mas de consumidores em geral. É de todos também sabida a impressão que a Livraria Cultura deixou para o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, que a descreveu como uma linda livraria, uma catedral de livros, moderna, eficaz e bela. Mas a despeito disso tudo, e de ter este juízo exata noção desta importância, é com certa tristeza que se reconhece, no campo jurídico, não ter o Grupo logrado êxito na superação da sua crise"