IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja o que abre e fecha neste Carnaval: Bancos, INSS e outros serviços

Diversos serviços vão ficar fechados na segunda e terça de Carnaval - Fábio Cunha/Divulgação
Diversos serviços vão ficar fechados na segunda e terça de Carnaval Imagem: Fábio Cunha/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/02/2023 04h00

Diversos serviços essenciais ficam fechados nesta segunda-(20) e na terça-feira (21) por causa do Carnaval. O horário de funcionamento também muda na Quarta-Feira de Cinzas (22).

Bancos

Os bancos não vão funcionar na segunda e terça-feira de Carnaval. Na quarta, abrem às 12h, e fecham no horário normal.

A Febraban diz que os bancos devem abrir antes das 12h nos locais em que as agências fecham antes das 15h. É necessário garantir o funcionamento dos bancos em pelo menos três horas.

Os aplicativos e internet banking das instituições continuam funcionando normalmente. As contas de consumo, como água e energia, e carnês com vencimento no período poderão ser pagos no dia útil seguinte sem cobrança de multa.

Correios

As agências dos Correios não vão abrir na segunda e na terça-feira. O atendimento volta a partir das 12h de quarta. O serviço aos consumidores estará disponível pelo Fale Conosco dos Correios, pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, ou pelo chat, localizado no canto inferior do site dos Correios.

Bares e restaurantes

A Abrasel afirma que a tendência é que os bares e restaurantes abram normalmente durante os dias de festa, prrincipalmente em áreas turísticas. Em áreas comerciais ou em cidades em que parte considerável da população viaja para outros destinos, a tendência é que alguns restaurantes fechem as portas durante o Carnaval.

A decisão sobre funcionamento ou não é de cada empresário.

Bolsa de Valores

Não haverá negociações na Bolsa de Valores na segunda e na terça-feira. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam temporariamente suspensos.

As negociações recomeçam às 13h de quarta. As operações que envolvem Tesouro Direto vão começar às 14h e terminar às 18h.

Comércio

Os comerciantes têm autonomia para definir o horário de funcionamento de suas lojas. A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) diz que a única regra é que respeitem as leis trabalhistas em vigor.

INSS

As agências do INSS estarão fechadas na segunda e na terça. O atendimento volta normalmente a partir das 14h de quarta-feira.

O INSS diz que haverá serviço pelo número 135 com atendimento humano até as 18h. O atendimento eletrônico funciona 24h por dia.

O Meu INSS funciona normalmente, assim como o aplicativo do celular (disponível para iOS e Android). Pela internet ou pelo app, dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Lotéricas

As casas lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante o feriado, de acordo com a Caixa.

Postos de combustíveis

Os postos devem funcionar no mínimo de segunda a sábado das 6h às 20h. A ANP determina que os postos devem abrir inclusive nos feriados.