Americanas atrasavam pagamento e faziam trapaça, diz dono da Embelleze
As práticas comerciais das Americanas incluíam atraso de pagamentos e cobrança de juros do fornecedor. É o que diz Itamar Serpa, presidente e fundador da empresa de cosméticos Embelleze, em entrevista ao UOL Líderes.
O que ele disse
Americanas atrasavam pagamentos. Itamar Serpa falou sobre as dificuldades para receber pagamentos das Americanas. Segundo ele, a varejista atrasava o pagamento dos produtos e, quando pagava, cobrava juros do fornecedor.
Postagem espontânea no TikTok fez as vendas explodirem. Segundo Serpa, uma postagem espontânea nas redes sociais ampliou as vendas do principal produto da empresa, o Novex Recarga de Queratina, cuja garota-propaganda é a socialite Narcisa Tamborindeguy.
Estratégia da Embelleze é focar nos campeões de vendas. O empresário disse que a empresa está focada em seus produtos com mais vendas. A intenção é ampliar a distribuição desses itens para conquistar outros mercados. Com isso, a expectativa é ampliar as vendas, mesmo em um ano difícil na economia.
Ouça a íntegra da entrevista no podcast UOL Líderes. Você também pode assistir à entrevista em vídeo no canal do UOL no YouTube. Veja a seguir destaques da entrevista:
"Trapaça" das Americanas
Perdemos dinheiro lá. Eles não pagam, ou pagam muito atrasado. É um contrato que a gente assinou lá há muitos anos e não tivemos forças para desativar. De certa maneira, eles nos deram um pouco de prejuízo. Não tanto porque tínhamos feito um sistema de pagamento que eles têm, em que a gente paga um juro bem alto, mas a gente recebeu.
Eles iam pagando quando podiam, e tinha época em que eles não pagavam, simplesmente. Era um desacerto para a gente. Depois faziam trapaça, prorrogavam os títulos e depois nos cobravam para pagar o juro da prorrogação que eles mesmos deram. Não dá para entender e não dá para explicar. Esse tipo de ação é ruim porque cria desconfiança do mercado.
Após a entrevista, o UOL questionou a Embelleze sobre quanto prejuízo teve com as Americanas e se entrou na Justiça contra a gigante varejista. A empresa respondeu em nota que "sempre teve um bom relacionamento comercial com a marca" e que "neste momento não é válido citar questões de compra e venda entre as duas empresas". Disse ainda que respeita "os contratos e os termos estabelecidos no histórico entre as duas empresas" e que fechou uma negociação no dia 3 de abril com as Americanas para a continuidade da parceria entre as duas.
As Americanas foram questionadas sobre as práticas relatadas pelo empresário. Em nota, a empresa disse que "tem uma relação histórica com a Embelleze" e que recentemente "retomou a negociação comercial com o fornecedor com a garantia de pagamentos em dia, como prevê o processo de recuperação judicial em curso".
Campeão de vendas viralizou no TikTok
Hoje [o campeão de vendas] é o Novex recarga de queratina. É um produto de tratamento à base de queratina. Aconteceu com ele um fenômeno no ano retrasado que uma blogueira publicou que ele era muito bom e viralizou. Agora a Narcisa está fazendo a comunicação. Estamos aproveitando aquele jeito dela para o produto ser mais conhecido em outras camadas da sociedade. Nós tivemos no ano passado com a Jojo Todynho, mas não deu um resultado tão... nós tivemos com a Joelma, mas ela atinge mais o Nordeste. Então tem que mudar às vezes, não ficar muito em uma só para atingir essas regiões todas.
A Embelleze diz que, em novembro de 2021, um vídeo espontâneo que falava sobre o produto Novex foi publicado no TikTok, e o produto viralizou. A partir daí outras consumidoras começaram a fazer postagens espontâneas. Graças aos vídeos, as vendas do Novex cresceram 1.304% entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, afirma a empresa. Apesar do comentário do empresário sobre a campanha com Jojo Todynho, a Embelleze disse em nota que a ação "foi um case de sucesso no TikTok em razão dos valores de inclusão e do empoderamento feminino".
Estratégia em um ano difícil
Este não é um ano de lançamentos, é um ano de consolidar os lançamentos que fizemos. Estamos focados nos produtos que vendem mais. Se focarmos as vendas e ampliarmos a distribuição dos itens que já vendem muito, acreditamos que eles vão vender muito mais. A perspectiva é que neste ano o crescimento seja menor. Mas nós queremos a nossa parte, não queremos ficar atrasados. Então mudamos a estratégia exatamente para conseguir espaço e ampliar a venda em relação a 2022.
Dólar era estável e virou desafio
A gente considerava o dólar uma moeda estável, agora é o dólar que é variável. Hoje esse é um desafio para quem importa. Outro é que, com a inflação, o poder aquisitivo cai. Outro desafio fundamental é o crédito. Bastante do lucro da empresa acaba ficando nos bancos. Outro desafio é na área de pessoal qualificado. Você precisa profissionalizar a empresa, mas cada vez fica mais caro e você não acha funcionário.
Quem é Itamar Serpa
- Idade: 81 anos
- Local de nascimento: Vitória (ES)
- Cargo atual: Fundador e presidente da Embelleze
- Cargos de destaque na carreira: Trabalhou na Bayer antes de fundar a Embelleze. Antes disso, trabalhou como office boy, cobrador de ônibus e professor
- Formação: Engenharia química pela UFRJ
Como é a Embelleze
- Funcionários: 10 mil colaboradores diretos e indiretos
- Faturamento:
- 2020: R$ 614 milhões
- 2022: R$ 400 milhões
- 2023 (estimativa): R$ 500 milhões
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.